Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

 

De 02 a 06 de outubro aconteceu, na cidade de Belo Horizonte (MG), a 4ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, paralelamente ao 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Mais de 5 mil congressistas se reuniram nas modernas instalações do MINASCENTRO, juntamente com 206 palestrantes, para debater em 8 salas consecutivas os principais temas da esfera da Medicina de Urgência e da Clínica Médica. Além do recorde de público, o congresso também superou a impressionante marca de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação em formato de pôster, aula e e-pôster. 

O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, ministrou três aulas durante do evento: “Manejo das vias aéreas em diferentes cenários”, “Ressuscitação cardiopulmonar: o que mudou”, e participou da mesa redonda que debateu “Como as Especialidades atuam na Urgência”.



O congresso também contou com a presença do presidente da SBCM e autor do Tratado de Clínica Médica, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, além de diversas autoridades, como o Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Endocrinologia, Saulo Cavalcanti, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Vinícius Bolívar Malachias, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, César Eduardo Fernandes, ex-presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Maria do Carmo Friche Passos e o chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache. 

 

 

      

Convidados Internacionais


O congresso também contou com a participação de três convidados internacionais: o argentino Rodolfo Bado, professor da escola de pós-graduação da Associação Médica Argentina e membro do comitê de ensino da Sociedade de Medicina Interna de Buenos Aires (SMIBA). Além dele, foi destaque o professor da Wayne State University e diretor médico do Hospital Henry Ford, Scott Kaatz. O ilustre conferencista foi convidado especial do Capítulo Brasileiro do AC Forum, presidido pelo Dr. Renato D. Lopes que é professor da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA). Por fim, os congressistas também puderam assistir videoconferência do professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Gabriel Rada. 

 

      

Cerimônia de Abertura


A solenidade de abertura do 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica teve presença de quase 1.700 pessoas. Antes de iniciar os trabalhos, veio ao palco para uma apresentação musical do grupo “Sarau Arte Miúda”, de Diamantina (MG), um projeto que visa despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas artes. Logo após, foi composta a mesa diretora com o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, o vice-presidente da AMB, Lincoln Ferreira, o representante do CFM, Lúcio Flavio Gonzaga Silva, e o General de Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, além do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, do presidente do congresso, Oswaldo Fortini Levindo Coelho, e do Presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Em discurso, Fernando Tallo destacou a importância do trabalho que a Abramurgem vem realizando desde sua fundação em prol da formação continuada e reciclagem dos profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência no país.  “A Abramurgem é a grande representante dos recém-formados e dos profissionais que atuam na área. Somos nós que fazemos o maior trabalho de educação continuada, viajando o país inteiro ministrando cursos presenciais e promovendo capacitação. Isso sem contar os quase 15 livros já publicados que discutem o tema da urgência e emergência em suas variadas esferas”, afirmou. 

Após os discursos, a comissão organizadora prestou homenagens e a cerimônia de abertura foi encerrada com aula magna ministrada pelo General de Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que falou sobre “O Sistema de Saúde do Exército Brasileiro e seus desafios”.  

 

 

Aulas de simulação e Cursos


Esta edição do evento foi marcada por uma série de atividades práticas e aulas de simulação realística que puderam contar com a participação do público. Além disso, os congressistas também puderam participar dos cursos pré e pós-congresso, muitos deles promovidos pela Abramurgem: BLS, ACLS, PALS, Cardigem, Seclin, TMURGEM, VMURGEM, ECOMURGEM, VIAMURGEM, Gestão Financeira para Médicos, Medicina Baseada em Evidências e Manejo do Paciente no Período Perioperatório. 

 

 

 

 

Presidentes Regionais


Os presidentes das regionais da Abramurgem estiveram reunidos durante o congresso para debater os avanços da entidade e compartilhar novos projetos e ações a serem realizadas nos Estados. A reunião aconteceu dia 05 de outubro e foi coordenada pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo. Estiveram presentes representantes dos Estados de Mato Grosso, Brasília, Goiás, Santa Catarina e Bahia.

 

 

 

 

Certificado de Área de Atuação


O congresso também foi marcado pela realização dos concursos para certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência e Título de Especialista em Clínica Médica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 

A lista dos aprovados no concurso para certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência será divulgada no site da SBCM (www.sbcm.org.br) dia 17 de novembro e a lista dos aprovados no concurso para Título de Especialista em Clínica Médica será publicada no site da SBCM dia 20 de novembro de 2017.

Mais informações na edição especial do Sala de Emergência.