Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

A reunião que ocorreu no último dia 6 de abril na sede da Sociedade Brasileira de Clínica Médica marcou a fundação da Abramurgem, Sociedade Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência.

A reunião que ocorreu no último dia 6 de abril na sede da Sociedade Brasileira de Clínica Médica marcou a fundação da Abramurgem, Sociedade Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência. Trata-se de uma entidade coirmã da SBCM que será uma extensão das atividades já desenvolvidas com sucesso pelo Capítulo de Medicina de Urgência da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. O objetivo da Abramurgem é congregar todos aqueles profissionais que se dedicam às urgências e emergências médicas.

A entidade já nasce com um grande número de sócios, várias regionais, um boletim eletrônico, uma homepage e o jornal Sala de Emergência. Participa também do Simurgem (Curso de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência), que terá sua segunda edição durante 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência. Este curso tem vagas limitadas e, por conta do grande número de profissionais interessados, está sendo programado para acontecer em outros locais do país.

 

Ainda no mês de abril, os sócios fundadores da Abramurgem aprovaram o estatuto da entidade e elegeram a diretoria provisória, que terá mandato até março de 2010.

De acordo com o atual presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, "a base criada ao longo dos 20 anos da SBCM certamente irá garantir o sucesso da Sociedade Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência".

Para o segundo semestre de 2009, a Abramurgem tem como meta criar o Curso de Especialização em Medicina de Urgência e Emergência, com todo o reconhecimento dos órgãos competentes e cujo conteúdo programático e o corpo docente serão do mais alto nível.

"Como Professor Titular de Clínica Médica da Unifesp/EPM, Professor Titular de Medicina de Urgência pela Unifesp/EPM e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, percebi a necessidade de estender o já consagrado Capítulo de Medicina de Urgência da SBCM para uma entidade de maior âmbito. Trata-se de um compromisso associativo, profissional e até mesmo acadêmico na busca da excelência dentro da prática médica, o que é um dos nossos paradigmas na SBCM, cuja contribuição tem sido valorizada por todos.", afirma Lopes.