Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

O Estado do Mato Grosso do Sul fundou a primeira representação da Lamurgem - Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência. A entidade, que tem como meta congregar os acadêmicos em caráter nacional, já possui estatuto e diretoria definidos... O Estado do Mato Grosso do Sul fundou a primeira representação da Lamurgem - Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência. A entidade, que tem como meta congregar os acadêmicos em caráter nacional, já possui estatuto e diretoria definidos.

O movimento de formatação das Ligas Acadêmicas pelo país tem crescido progressivamente e agora também faz parte das metas da Abramurgem. Anteriormente à Lamurgem-MS, duas ligas se destacaram pelo seu pioneirismo: a Liga Acadêmica de Medicina de Urgência do São Francisco (LAMUSF) e a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Pará (LAUEP). A LAMUSF, fundada em 2008, foi a primeira a buscar o credenciamento oficial junto à Sociedade Brasileira de Clínica Médica, por meio do Capitulo de Medicina de Urgência. Já a LAUEP foi criada em 2007, na cidade de Belém (PA), sendo outra afiliada do Capitulo de Medicina de Urgência da SBCM. Agora, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Pará agrega-se também à Abramurgem, sob a batuta do Prof Redson Ruy da Silva, Diretor Científico da Abramurgem-PA e coordenador da LAUEP.

De acordo com o Coordenador Nacional das Lamurgems e Presidente da Abramurgem Regional-MS, Dr. Antonio Pedro Lucas Bittencourt, o principal objetivo deste movimento é melhorar o atendimento médico prestado à população, além de preparar com mais qualidade os acadêmicos. “É essencial que seja discutida dentro das universidades a importância desse primeiro atendimento prestado nos pronto-socorros e salas de emergência”, afirma.