Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

O curso de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro no Centro de Ensino Treinamento e Simulação do Hospital do Coração (CETES-HCor), teve excelente avaliação entre os participantes. Cinquenta alunos puderam treinar habilidades em atendimento de urgência e emergência utilizando modernos manequins e robôs de alta tecnologia.


De acordo com o Coordenador do curso, Dr. Hélio Penna Guimarães, diferentemente da primeira edição, este ano os alunos puderam aprender em diversas novas estações e tratar de temas diferenciados, como gerenciamento de crise, emergências endocrinológicas e hemorragias digestivas. “A expectativa é de que o Simurgem aconteça mais vezes por ano e em vários Estados, através da parceria com o Hospital do Coração e o Instituto Paulista de Treinamento e Ensino (Ipatre)”, afirma Guimarães.


Além do Simurgem, aconteceu no Hotel Holiday Inn, o Curso de Medicina Ambulatorial – Diagnóstico e Tratamento, que abordou a Medicina desospitalizada do dia a dia. O chefe do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e um dos coordenadores do curso, Dr. Carlos Alberto da Conceição Lima, avalia que o curso é de muita importância prática para os clínicos em geral, porque trata das questões verificadas no atendimento em consultório e ambulatório.