Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

De 3 a 5 de dezembro, médicos de todo o Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos em Búzios para a X Jornada de Clínica Médica, que aconteceu juntamente com o III Congresso de Medicina de Urgência do Rio de Janeiro...

De 3 a 5 de dezembro, médicos de todo o Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos em Búzios para a X Jornada de Clínica Médica, que aconteceu juntamente com o III Congresso de Medicina de Urgência do Rio de Janeiro. O evento contou com a importante presença do Presidente nacional da Abramurgem e da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, que em seu discurso de abertura, falou sobre a trajetória da Sociedade Brasileira de Clínica Médica nos seus 20 anos de vida e sobre a fundação da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência.

Durante o evento, o Presidente da Abramurgem Regional-RJ, Dr. Luiz José de Souza, e os membros da diretoria da entidade, tomaram posse oficialmente. “A Abramurgem aqui no Rio de Janeiro tem em sua diretoria, representantes dos melhores hospitais, especialistas que estarão empenhados em trabalhar pelo sucesso da entidade”, afirmou Souza.


Com a presença de mais de 350 participantes, a Jornada e o Congresso trataram de temas do dia a dia do médico, como a hipertensão arterial e a síndrome metabólica, e também de questões relacionadas ao comportamento, como tabagismo e alcoolismo. “Além dos assuntos da área técnica e científica da Medicina, procuramos dar valor às discussões envolvendo, por exemplo, a violência urbana que é um tema muito relevante para o serviço de saúde no Estado do Rio de Janeiro. Através dessa abordagem, discutimos os aspectos do atendimento à população, a carência na formação do profissional e a falta de estrutura para o atendimento de emergência”, frisou o Dr. José Galvão Alves, Presidente da SBCM Regional-RJ.