Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

No último dia 13 de março a Abramurgem realizou, em São Paulo, o 1º Encontro dos Presidentes das 14 Regionais da entidade. A reunião permitiu que todos os representantes trocassem experiências a fim de afinarem as metas relativas à promoção e melhoria da Medicina de Urgência e Emergência no Brasil...
No último dia 13 de março a Abramurgem realizou, em São Paulo, o 1º Encontro dos Presidentes das 14 Regionais da entidade. A reunião permitiu que todos os representantes trocassem experiências a fim de afinarem as metas relativas à promoção e melhoria da Medicina de Urgência e Emergência no Brasil.

Durante o encontro, foi criada uma comissão que ficará responsável pelo estabelecimento das diretrizes a serem adotadas nas salas de emergência, em relação aos recursos humanos, materiais e competência dos médicos e demais profissionais da saúde que exercem a atividade do atendimento de urgência. O Dr. Juarez Neuhaus Barbisan, Presidente da Abramurgem Regional-RS, foi escolhido para presidir esta comissão que irá preparar um documento, no prazo de três meses, para apresentar aos órgãos competentes. “Isso mostra que o compromisso da Abramurgem não é fornecer certificado de especialista, e sim criar estrutura para que a Medicina de Urgência seja bem desenvolvida, com humanismo e ética. O certificado que, nesse contexto, envolve várias especialidades, não garante em absoluto a competência do profissional”, afirma o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem.

Por fim, a reunião também serviu de incentivo para que cada região do país promova um curso de especialização em Medicina de Urgência e Emergência, com duração de um ano e com início previsto para 2010.