Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Dia 20 de fevereiro o Presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, e o Secretário da entidade, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho, se reuniram com representantes das Sociedades de Especialidade para debater a realidade da Medicina de Urgência e Emergência no Brasil...
Dia 20 de fevereiro o Presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, e o Secretário da entidade, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho, se reuniram com representantes das Sociedades de Especialidade para debater a realidade da Medicina de Urgência e Emergência no Brasil. Durante a reunião a Abramurgem criou, com consenso de todos, o Conselho de Urgências das Especialidades, órgão que permitirá a participação de representantes de todas áreas médicas para debater e decidir sobre assuntos relacionados às urgências e emergências dentro de cada especialidade.

O Dr. Roberto Saad, Ex-Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Toráxica e Diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, foi escolhido como Presidente do Conselho. Ele falou com o jornal Sala de Emergência a respeito dessa iniciativa da Abramurgem e sua relevância no cenário nacional. Veja trecho da entrevista:

Sala de Emergência: Na sua visão, quais serão os objetivos desse Conselho?

Roberto Saad: O grande problema que emerge atualmente é que muitos médicos e associações médicas acreditam que áreas como o Trauma e as Urgências e Emergências Clínicas, devem se transformar em especialidades. Nós, por outro lado, defendemos que sejam mantidas como áreas de atuação, já que possuem interface com todas as 52 especialidades aceitas pela AMB. Para solucionar esse conflito, o Prof. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem, convidou todos os Presidentes das Sociedades co-irmãs para integrarem o Conselho de Urgências das Especialidades. Eu fui nomeado Presidente desse conselho e me sinto muito orgulhoso por ter a oportunidade de participar de uma iniciativa que tem como meta a discussão democrática.