Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

 A Abramurgem Regional-MG, criada em meados 2010 e oficializada a cerca de um mês, tem como objetivo primeiro lutar pela melhoria do serviço de urgência e emergência nos hospitais do Estado, além de trabalhar pela defesa da humanização da Medicina, da equipe multidisciplinar no atendimento de urgência e da conduta ética nas salas de emergência...

A Abramurgem Regional-MG, criada em meados 2010 e oficializada a cerca de um mês, tem como objetivo primeiro lutar pela melhoria do serviço de urgência e emergência nos hospitais do Estado, além de trabalhar pela defesa da humanização da Medicina, da equipe multidisciplinar no atendimento de urgência e da conduta ética nas salas de emergência.

 

Seu presidente é o médico Oswaldo Fortini Levindo Coelho. Formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena, é especialista em Clínica Médica e possui certificação na Área de Atuação de Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Hoje é coordenador da Residência em Clínica Médica do IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), além de professor assistente, coordenador da Disciplina de Clínica Médica Ambulatorial e coordenador do Ambulatório Affonso Silviano Brandão da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Também ocupa o cargo de diretor científico da Sociedade Mineira de Médicos Gestores e de delegado da Associação Médica de Minas Gerais.

 

A diretoria da entidade foi assim composta por especialistas de várias áreas de atuação:

 

Oswaldo Fortini Levindo Coelho
PRESIDENTE
Especialidade: Clínica Médica e área de atuação de Medicina de Urgência

 

Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen
VICE PRESIDENTE
Especialidade: Clínica Médica e Medicina Intensiva

 

Maria Aparecida Braga
1ª SECRETÁRIA
Especialidade: Clínica Médica, Cardiologia e Medicina Intensiva

 

José Sabino de Oliveira
2º SECRETÁRIO
Especialidade: Pediatria e Medicina Intensiva

 

Breno Figueiredo Gomes
1º TESOUREIRO
Especialidade: Clínica Médica

 

Fábio Atsuhiro Kimura
2º TESOUREIRO
Especialidade: Cirurgia Geral

 

Cristiano Valério Ribeiro
DIRETOR CIENTÍFICO
Especialidade: Clínica Médica e Infectologia

 

Marcus Faria Lasmar
DIRETORIA DE DEFESA PROFISSIONAL
Especialidade: Clínica Médica e Nefrologia

 

Fabrício Vilela Bíscaro
DIRETORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E PÓS-GRADUAÇÃO
Especialidade: Clínica Médica e Endocrinologia

 

Metas para 2011

 

No próximo mês de setembro, a Abramurgem Regional-MG tem planos de promover um fórum, em conjunto com várias Sociedades de Especialidade, a fim de incentivar um estudo sobre a situação atual dos pronto-socorros em Belo Horizonte. Com isso se torna possível desenvolver propostas e diretrizes para padronizar ou sugerir ações de reestruturação dos serviços na capital e, futuramente, no Estado. O evento já conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, da Sociedade Mineira de Médicos Gestores e da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva.

 

Além disso, a regional busca formatar projetos junto à comunidade para informar os usuários do sistema de saúde a respeito dos serviços de pronto atendimento. "Uma das diretrizes é trabalhar para estruturar melhor o atendimento na urgência e emergência de Minas Gerais. Em muitos locais, há pacientes que não precisariam estar ali e que podiam receber atendimento ambulatorial", aponta Coelho.

 

De acordo com ele, a instituição pretende levar a urgência e emergência para a grade curricular das faculdades de Medicina. Outro passo é treinar os trabalhadores que atuam no atendimento dos pronto-socorros e salas de emergência. "Investir na educação continuada deles é uma forma de melhorar o serviço para os pacientes", salienta.