Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Nos dias 24 e 25 de agosto, a Abramurgem realizou, no auditório do Hospital Santa Rita, em São Paulo, a primeira edição do Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM). Os cerca de 15 alunos inscritos tiveram aulas teóricas sobre noções da mecânica respiratória, monitorização, indicações e efeitos fisiológicos, ventilador artificial, métodos convencionais de ventilação mecânica, análise gráfica básica, ventilação mecânica na asma e no DPOC, SDRA e desmame da ventilação mecânica...

Nos dias 24 e 25 de agosto, a Abramurgem realizou, no auditório do Hospital Santa Rita, em São Paulo, a primeira edição do Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM). Os cerca de 15 alunos inscritos tiveram aulas teóricas sobre noções da mecânica respiratória, monitorização, indicações e efeitos fisiológicos, ventilador artificial, métodos convencionais de ventilação mecânica, análise gráfica básica, ventilação mecânica na asma e no DPOC, SDRA e desmame da ventilação mecânica.

Em outra etapa, participaram de simulações, onde puderam manusear o ventilador e recriar casos clínicos. “Neste primeiro VMURGEM, optamos por manter uma turma com poucos alunos para que cada um individualmente pudesse interagir com o ventilador, gentilmente cedido pela empresa Oxy System. O resultado disso foi que todos puderam testar conhecimentos e ter esclarecidas suas dúvidas”, explicou Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem e professor do curso.

Devido a grande procura, novas edições do curso VMURGEM estão sendo programadas e devem ser realizadas ainda este ano. Aguarde mais informações pelo site www.abramurgem.org.br.