Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.



O ilustre médico americano, Dr. James Broselow, estará no Brasil, a convite da Abramurgem, para participar do XII Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que acontece de 09 a 12 de outubro de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS). Ele irá ministrar conferência sobre uma das suas mais famosas invenções: a Fita Broselow. Criada em 1985 e usada no mundo inteiro nos serviços de emergências pediátricas, trata-se de uma fita codificada por cores que relaciona a altura da criança com seu peso corporal, fornecendo instruções médicas precisas para dosagem correta de medicamentos ou tamanho dos instrumentos médicos a serem usados, considerando que cada criança demanda cálculos de forma individual.



Broselow, que atualmente leciona na Universidade da Flórida, também desenvolveu, em 2009, o aplicativo Artemis, um sistema eletrônico e digital para dosagem e acompanhamento de administração de fármacos.

Além dele, também está confirmada a participação do argentino Fernando Bessone, professor adjunto de Gastroenterologia e docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Rosario. Bessone, que também é diretor do Departamento de Pesquisa Clínica em Hepatologia do Instituto CAICI de Rosario, foi presidente da Associação Argentina para Estudo das Doenças do Fígado.

Programação Científica

A programação científica do XII Congresso Brasileiro de Clínica Médica está sendo cuidadosamente formatada a fim de albergar temas relevantes ao dia a dia do clínico, além de apontar as principais novidades em tratamento e diagnóstico nas áreas de Neurociências, Medicina de Urgência e Emergência, Farmacologia, Medicina Hospitalar, Exames Complementares entre outras. O congresso também pretende intensificar a discussão de assuntos relacionados à Tecnologia e Informação em Saúde, Gerenciamento da Prática Médica, Políticas de Saúde, Custos e Judicialização, Ética, Bioética e Direito Médico, Residência Médica no Brasil e a obrigatoriedade do Exame do Cremesp.

Está prevista ainda na programação a realização de cursos pré-congresso. Confira mais informações no site www.clinicamedica2013.com.br e inscreva-se. Aproveite os preços promocionais.