Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

O 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que complementa as atividades do 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica tem a honra de receber o ilustre médico argentino, Dr. Ivan Antônio Izquierdo. Naturalizado brasileiro tem como principal linha de pesquisa a Biologia da Memória, através do estudo de numerosas drogas que afetam a memória e a descoberta de mecanismos neuro-humorais que regulam a formação e a evocação da memória. É doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador científico de seu Instituto do Cérebro.


Também estará presente o médico americano, James Broselow, que irá ministrar conferência sobre uma das suas mais famosas invenções: a Fita Broselow. Criada em 1985 e usada no mundo inteiro nos serviços de emergências pediátricas, trata-se de uma fita codificada por cores que relaciona a altura da criança com seu peso corporal, fornecendo instruções médicas precisas para dosagem correta de medicamentos ou tamanho dos instrumentos médicos a serem usados, considerando que cada criança demanda cálculos de forma individual.

Além dele, também está confirmada a participação do argentino Fernando Bessone, professor adjunto de Gastroenterologia e docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Rosario. Bessone, que também é diretor do Departamento de Pesquisa Clínica em Hepatologia do Instituto CAICI de Rosario, foi presidente da Associação Argentina para Estudo das Doenças do Fígado.

Trabalhos de tema livre

 

Não deixe de inscrever seus trabalhos de tema livre no 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Este ano, a novidade é a apresentação de pôsteres em formato eletrônico (e-poster), que permite mais dinamismo e agilidade, além de minimizar gastos com a impressão do banner. Os dois melhores trabalhos eleitos pela comissão científica do evento e apresentados em forma de e-poster, receberão a premiação de R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente. Os mesmos prêmios também serão ofertados aos dois trabalhos de mais destaque apresentados oralmente.

O 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica acontecem de 09 a 12 de outubro de 2013 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Para o evento estão sendo aguardados cerca de 7 mil congressistas.

Cursos Pré-Congresso

Nos dias 08 e 09 de outubro, os cursos pré-congresso serão os destaques da programação científica. A Abramurgem irá promover dois deles: Eletrocardiograma na Medicina de Urgência e Emergência (EMURGEM) e Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM).

Para mais informações, acesse o site www.clinicamedica2013.com.br