Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.


Em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a Abramurgem vem atuando de forma ativa no processo de capacitação e atualização do médico que desenvolve suas atividades nos diversos serviços de urgência e emergência do país.



Seguindo essa tendência, idealizou um completo projeto de treinamento e capacitação para o médico emergencista. Operacionalmente, trata-se de um curso à distância com duração total de 12 semanas e atividades práticas complementares. Ao final de cada um dos 12 módulos, a ideia é apresentar casos clínicos para que os alunos treinem o processo do diagnóstico.

“Com esse projeto, temos a intenção de disciplinar, orientar, padronizar o atendimento à emergência e implementar um programa de educação à distância com tutoria permanente, além de contribuir de maneira mais ampla para a saúde pública brasileira através da melhoria do atendimento à população”, explica o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo.

Ele completa que o projeto parte do reconhecimento de que instituições formadoras não têm garantido o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que o médico cumpra satisfatoriamente o seu papel frente às situações de urgência e emergência apresentadas.