Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

No último dia 20 de setembro, a Rede de Atendimento ao Traumatizado na Região de São José do Rio Preto (SP) realizou, com apoio da Abramurgem Regional-SP, a primeira edição do Simpósio Multidisciplinar de Atendimento ao Traumatizado. 

O evento teve como meta central contribuir com a implantação da Linha de Cuidado ao Trauma, instituída na Rede de Urgência e Emergência visando a redução da morbimortalidade causada pela doença. Trata-se do processo integrado de atenção ao paciente vítima de trauma buscando a prevenção dos agravos, garantia de padrões adequados de acessibilidade aos recursos tecnológicos, à gravidade dos casos e à continuidade do cuidado, com atribuição prévia de responsabilidades assistenciais e mecanismos de regulação, coordenação, comunicação e transporte sanitário entre os diversos serviços e respectivos gestores.



No Brasil, o Trauma é uma doença com proporções epidêmicas profundas. Segundo o Ministério da Saúde, no nosso país, o problema ocupa o primeiro lugar entre as causas de mortes de pessoas na faixa etária de 1 a 39 anos, sendo que os acidentes de trânsito e a violência são os fatores que mais contribuem.