Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

De 09 a 12 de outubro aconteceu, na cidade de Porto Alegre (RS), a 2ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Mais um sucesso de público, o evento, que aconteceu paralelamente ao 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, teve a participação de 5 mil congressistas vindos de todas as regiões do país para o Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



A programação científica trouxe à discussão temas como: Atendimento às Principais Arritmias - Conduta Baseada nas Diretrizes AHA, Emergências Cardiovasculares - Abordagem para o Não Cardiologista, Ressuscitação Cardiorespitatória e Cerebral, Emergências Infecciosas – Atualização do Sepse Surviving Campaign 2013, Emergências Respiratórias, Acesso à Via Aérea na Sala de Emergência e Emergências em Nefrologia. Palestrantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará estiveram reunidos ao lado de convidados ilustres, como o ex-presidente da Abramurgem, Roberto Saad Jr, o médico cardiologista e professor titular da Escola Paulista de Medicina, Antonio Carlos Carvalho e o argentino, Alberto Bolgiani, que falou para um teatro lotado sobre “Tratamento do grande queimado”. Bolgiani é professor titular do Curso de Cirurgia Plástica da Universidade do Salvador, de Buenos Aires, e presidente da Federação Latinoamericana de Queimaduras.

A abertura oficial do evento foi realizada no dia 10 de outubro e teve participação, além dos presidentes da SBCM, Antonio Carlos Lopes, e da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, do presidente do 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, Flávio Mombru Job e dos representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Edson Prado Machado, do Secretário Municipal da Saúde, Andrea Regner, do Conselho Regional de Medicina, Iseu Milman e da Associação Médica Brasileira, José Luiz Bonamigo Filho.

Em discurso, Fernando Tallo ressaltou a importância e magnitude do congresso, que trouxe à discussão questões fundamentais para o dia a dia do profissional que atua nos prontos-socorros e salas de emergência. Também aproveitou o momento para comentar e se posicionar contrariamente ao polêmico “Programa Mais Médicos” do governo federal. “Somos 1,98 médicos por mil habitantes no Brasil e crescemos aproximadamente 18 mil médicos por ano (mais que o dobro do crescimento populacional registrado de 2000 a 2009). O que precisamos de fato é mais leitos para o Sistema Único de Saúde, menos maquiagens estatísticas, menos terceirização do SUS para os amigos das OS’s”, afirmou. 

Confira mais detalhes e a cobertura completa do evento na próxima edição do Jornal Sala de Emergência.