Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Trezentos participantes vindos das mais variadas regiões do país lotaram o espaço de convenções do Hotel Travel Inn Live & Lodge, em São Paulo, para o VI Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica. Realizado de 19 a 23 de maio, o curso de imersão trouxe importantes e atuais discussões sobre temas relevantes ao dia a dia do clínico, que teve a chance de complementar sua formação com informações sobre novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior.



A cerimônia de abertura, realizada na manhã do primeiro dia, contou com a presença do presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, e do seu diretor, Mario da Costa Cardoso Filho. Dando início aos trabalhos, Lopes discursou sobre a história da entidade que, em 2014, completa 25 anos de vida, apontando suas principais conquistas e avanços acumulados durante o período. Logo após, Mario Cardoso prestou ao presidente da SBCM uma justa homenagem, por ter sido decisivo na criação e evolução da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. A placa prateada traz os seguintes dizeres: “Os clínicos brasileiros agradecem ao ilustre professor ANTONIO CARLOS LOPES, presidente fundador da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, pela sua fundamental atuação nos 25 anos de vida da entidade, que vem lutando incansavelmente em prol do resgate do clínico, do estímulo à relação médico-paciente e da valorização do humanismo na Medicina”.



Convidado Internacional

O ilustre pesquisador, Dr. Renato Delascio Lopes, professor associado da Divisão de Cardiologia da Duke University (Durham - USA), foi um dos convidados de destaque. Ele, que também é diretor do Departamento de Validação de Eventos Clínicos (CEC) e diretor associado do Programa de Fellowship do Duke Clinical Research Institute (DCRI), ministrou aula sobre novas drogas para Fibrilação Atrial e Anticoagulação.










Concursos

Para encerrar oficialmente o curso, dia 24 de maio foram realizados os concursos para Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência. Oitenta e quatro candidatos foram submetidos aos exames e o resultado será divulgado no site www.sbcm.org.br a partir do dia 08/07/2014.