Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

No dia 7 de novembro, aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Maranhão a cerimônia de fundação da Abramurgem Regional-MA.

 

Estiveram presentes na solenidade Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente nacional da entidade; Dr. Alcimar Nunes Pinheiro, conselheiro do CRM que representou o presidente Dr. Abdon Murad; os membros da diretoria da regional e profissionais da área da saúde.Durante o evento houve também a abertura do primeiro curso da regional destinado aos médicos maranhenses, que tratou da temática “Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência - Vmurgem”.

 

Esta abertura foi bastante emblemática já que a democratização do conhecimento por meio de cursos de capacitação é um dos mais importantes fundamentos da Abramurgem e faz parte de plano de expansão da educação médica pelo País. De acordo com a vice-presidente da nova regional, a clínica, Dra. Rita de Kássia Vidigal Carvalho, a intenção é integrar todos os profissionais que fazem parte do atendimento de urgência e emergência, proporcionando educação continuada por meio de cursos, seminários e palestras, um modelo seguido por todas as regionais da associação.

 

Dra. Rita de Kássia ressalta que todas as iniciativas têm por finalidade melhorar o atendimento prestado aos cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde, defendendo os preceitos básicos de humanização na medicina, da equipe multidisciplinar no atendimento médico, além da luta pelo resgate da relação médico-paciente. “Este primeiro curso de atualização médica teve um ótimo respaldo dos participantes, que saíram extremamente satisfeitos com as aulas práticas e teóricas. O que nos indica que estamos no caminho certo com a nossa abordagem”, afirma.

 

Para definir as próximas iniciativas da regional, mensalmente haverá uma reunião clínica com os membros da regional. “Já podemos adiantar que em 2015 lançaremos vários cursos ministrados por profissionais altamente qualificados para tratar de aspectos relevantes das situações clínicas mais observadas no dia a dia dos serviços de urgência e emergência”, afirma a vice-presidente da Regional-MA.

 

Contatos com a Regional-MA podem ser feitos pelos telefones (98) 3227-0856  (98) 3227-7065 ou ainda pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.