Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

De 8 a 11 de outubro a cidade de Florianópolis (SC) recebeu cerca de 5 mil médicos e estudantes de medicina para o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que tiveram como tema central a formação médica e o papel do clínico no contexto brasileiro. Foram ao todo 173 palestrantes que se dividiram em 51 conferências, 15 colóquios e 45 mesas redondas, somando 296 aulas e 20 discussões de casos clínicos. O evento também teve inscrição de 1029 trabalhos científicos, dos quais 944 foram aprovados para apresentação.

Durante as atividades do pré-congresso, realizadas dia 08 de outubro, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, ministrou o curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM), voltado para atualização e treinamento do profissional que atua nos serviços de Urgência e Emergência, transporte de paciente grave e terapia intensiva. “O curso é muito importante para o emergencista pois trata-se de um tema pouco explorado na graduação e na residência”, afirmou Tallo.

Na manhã do dia 09 de outubro, foi realizada a cerimônia de abertura do congresso que contou com a ilustre presença do presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, do presidente da SBCM Regional-SC, Carlos Roberto Seára Filho e do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo.

Steven Dubner, ex-técnico da seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas, foi um dos convidados de destaque do 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Em sua palestra, que teve como tema “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, ele falou sobre superação, força de vontade, solidariedade e sucesso, mostrando que trabalho em equipe, visão de futuro e necessidade de se reinventar são características do esporte adaptado que podem ser transportadas para a realidade de todos. Graduado em Educação Física e especializado em esporte para portadores de deficiência, Dubner também trabalhou e competiu em diversos países e ministrou milhares de palestras no Brasil e no exterior.

3ª edição do Tratado de Clínica Médica é lançada durante 13º CBCM

Durante o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência houve o lançamento oficial da 3ª edição da mais importante obra da literatura médica nacional, o Tratado de Clínica Médica. Editado por Antonio Carlos Lopes (presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica) e pelo Grupo GEN, o livro vencedor do 49º Prêmio Jabuti na categoria “Ciências Naturais e Ciências da Saúde” contempla, de forma abrangente, as diversas doenças que acometem o ser humano. Com mais de 20 mil exemplares vendidos, o tratado é tradicionalmente adotado pelas principais escolas médicas do país, representando um verdadeiro orgulho para os brasileiros.


Da esquerda para a direita: Leandro José Hass, Danielle de Lara, Fernando Sabia Tallo e Antonio Carlos Lopes durante o lançamento do livro “Urgências Neurológicas”

Durante o congresso foi também lançado o livro “Urgências Neurológicas”, que integra a série Emergências Clínicas Brasileiras. O volume é editado pelo presidente da SBCM Regional-SC, Carlos Roberto Seára Filho, com colaboração de Leandro José Hass e Danielle de Lara. Os doutores Antonio Carlos Lopes, Renato Delascio Lopes e Fernando Sabia Tallo assinam a coordenação desta série inédita que é de grande utilidade para aqueles que atuam nos serviços de urgência e emergência.

Espaço Cultural SBCM promoveu apresentações literárias 

Além das atividades científicas, os congressistas que se inscreveram também puderam apresentar suas produções literárias para os demais participantes do evento. No Espaço Cultural montado para esse fim, foram realizadas 67 apresentações de Contos e Causos, além da exposição de 45 produções na categoria Versos e Prosa. Nos três últimos dias do evento houve também a apresentação de um Grupo Folclórico da Fundação Profamília de Blumenau (SC) e também de artistas locais.