Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

O diretor da EPCM, Antonio Carlos Lopes, faz abertura oficial do Curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica

 

No último dia 26 de fevereiro iniciaram-se oficialmente as atividades do curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes e promovido pela Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM). Em nível de graduação, o curso de 300 horas tem como objetivo proporcionar formação de qualidade aos alunos a partir do 3º ano do curso de Medicina, permitindo que desenvolvam habilidades para o diagnóstico clínico adequado. 

 

 

Na abertura dos trabalhos, o diretor da EPCM, Antonio Carlos Lopes, discursou a respeito da contribuição que a entidade pretende dar aos estudantes e profissionais que exercem a medicina. “Esse é um momento muito importante para todos nós, porque inauguramos oficialmente a nossa Escola Paulista de Clínica Médica. Tenho absoluta certeza que essa entidade trará uma grande contribuição a todos os estudantes de medicina e também aos médicos que praticam essa ciência no dia a dia”, afirmou. Também anunciou a integração dos novos departamentos de Fisioterapia e de Nutrição na estrutura pedagógica da EPCM, a fim de contribuir ainda mais na formação global e completa do médico. “Com isso estaremos cada vez mais preparados para, no segundo semestre, promover cursos de pós-graduação lato e stricto sensu”, completou Lopes. 

 

 

As aulas acontecerão uma vez por mês às sextas-feiras, das 19h às 22h25, e aos sábados, das 8h25 às 18h25, quando serão também ministradas aulas de Disciplinas Transversais da área de Humanidades: Direito em Saúde, Gestão em Saúde e Ética e Bioética. O primeiro módulo sobre Cardiologia, coordenado pelo Prof. Dr. João Manoel Theotonio dos Santos, tratou dedos seguintes temas: Semiologia Cardiovascular, Valvopatias reumáticas, Métodos de Diagnóstico por Imagem em Cardiologia, Arritmias Cardíacas, Insuficiência Cardíaca, Dislipidemias, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doença Arterial Coronária e Infarto do Miocárdio. Para encerrar, a filósofa, professora da EPCM e Professora Titular dos Departamentos de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Olgária Chain Feres Matos, ministrou aula transversal sobre Mito e Razão: a ciência como Sacrifício. 

Ainda dá tempo de se inscrever tanto na modalidade online, como na presencial. Acesse www.escoladeclinicamedica.com.br.