Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

No dia 18 de outubro de 2009 aconteceu no Anhembi, em São Paulo, o I Simpósio Internacional Abramurgem–COEMCA. O evento, que foi realizado paralelamente ao 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e ao 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, foi fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência e o Comitê de Emergências Cardiovasculares da Federação Argentina de Cardiologia (COEMCA/FAC).

Durante mais de duas horas, o Prof. Dr. Carlos Alberto Campanini, Assessor Científico do COEMCA/FAC, o Prof. Dr. Daniel Corsiglia, Coordenador do Comitê de Ressuscitação Cardiopulmonar da Federação Argentina de Cardiologia e o Dr. Hélio Penna Guimarães, Vice-Presidente da Abramurgem, falaram sobre tromboembolismo pulmonar, choque cardiogênico, morte súbita no esporte e simulação em Medicina de Urgência.

De acordo com o Prof. Dr. Daniel Corsiglia, “de todas as enfermidades e situações graves com alta mortalidade, apenas 15 ou 20% dos casos chegam aos hospitais. Para que os outros 85% recebam o pronto atendimento, é preciso focar ações na comunidade. A estratégia, conforme vejo, deve acontecer através da docência. Todos os alunos do ensino médio deveriam ter como uma das matérias curriculares os primeiros socorros e a reanimação. Isso também precisaria chegar às universidades, porque tem a ver com a solidariedade e o compromisso com o outro”.

Em relação à situação das urgências e emergências médicas na América Latina, o Prof. Dr. Carlos Alberto Campanini afirma que existe uma diferença entre o que cientificamente está disponível mundialmente para o tratamento e o que é possível fazer de acordo com a estrutura dos serviços de saúde no país. “No Brasil, a estrutura é sofisticada, de última geração e os tratamentos são caros, mas há 80 km daqui, reside uma população de 250 mil habitantes para um cardiologista apenas”. Por isso, ambos os especialistas avaliam como de fundamental importância a criação da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência que poderá facilitar a cooperação e a troca de experiências entre os países latinos.