Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

FUNDAÇÃO

Uma reunião realizada em São Paulo (SP) no dia 06 de abril de 2009 marcou a fundação da Abramurgem, Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência. A entidade nasceu com objetivo de congregar todos aqueles profissionais que se dedicam às urgências e emergências médicas no dia a dia.

No mesmo mês de sua criação, os sócios fundadores aprovaram o estatuto da entidade e elegeram uma diretoria provisória, que terá mandato até março de 2010.

“Temos a certeza de que a essa entidade, destituída de preconceitos e tendo como paradigma a busca da excelência na prática médica, cumprirá com seus objetivos, o que é testemunhado pelo apoio das várias entidades médicas do país”, declarou o presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes.



linhadivisoria

APOIO INTERNACIONAL

Através de uma carta assinada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Campanini e endereçada à diretoria da Abramurgem em junho de 2009, o Comité Nacional de Emergencias Cardiovasculares (COEMCA) da Federación Argentina de Cardiologia (FAC), foi o primeiro organismo internacional a manifestar apoio à fundação da Abramurgem.



linhadivisoria

ABRAMURGEM CRIA CONSELHO DE URGÊNCIAS DAS ESPECIALIDADES

Dia 20 de fevereiro de 2010 a Abramurgem fundou o Conselho de Atuação em Urgência e Emergência das Especialidades, órgão que passou a englobar representantes de todas as especialidades médicas para debater e decidir sobre assuntos relacionados às urgências e emergências dentro de cada eárea. O Dr. Roberto Saad, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi eleito Presidente do Conselho.

As entidades que confirmaram sua participação na ocasião foram: Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Associação Médica Homeopática Brasileira, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Geriatria, Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



linhadivisoria

ABRAMURGEM ORGANIZA I ENCONTRO DOS PRESIDENTES DAS REGIONAIS

No dia 13 de março de 2010 a Abramurgem realizou, em São Paulo, o 1º Encontro dos Presidentes das 14 Regionais da entidade. A reunião permitiu que todos os representantes trocassem experiências a fim de afinarem as metas relativas à promoção e melhoria da Medicina de Urgência e Emergência no Brasil.

Durante o encontro, foi criada uma comissão que ficará responsável pelo estabelecimento das diretrizes a serem adotadas nas salas de emergência, em relação aos recursos humanos, materiais e competência dos médicos e demais profissionais da saúde que exercem a atividade do atendimento de urgência. O Dr. Juarez Neuhaus Barbisan, Presidente da Abramurgem Regional-RS, foi escolhido para presidir esta comissão que irá preparar um documento, no prazo de três meses, para apresentar aos órgãos competentes. “Isso mostra que o compromisso da Abramurgem não é fornecer certificado de especialista, e sim criar estrutura para que a Medicina de Urgência seja bem desenvolvida, com humanismo e ética. O certificado que, nesse contexto, envolve várias especialidades, não garante em absoluto a competência do profissional”, afirmou o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem.



linhadivisoria

ABRAMURGEM ELEGE NOVA DIRETORIA

Assembléia realizada no último dia 29 de abril em São Paulo marcou a eleição da nova diretoria da Abramurgem, que tem mandato até 2012. O Presidente eleito é o Prof. Dr. Roberto Saad Jr, Professor Livre docente da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, membro da diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Segundo o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, Ex-Presidente e fundador da Abramurgem, a eleição manteve o característica democrática da entidade que tem como paradigmas a defesa da humanização na Medicina, a equipe multidisciplinar no atendimento de urgência, a conduta ética nas salas de emergência, o resgate da relação médico-paciente e a democratização do conhecimento, com foco na melhoria da formação profissional através de programas teóricos e práticos de reciclagem e atualização. “O fato de um profissional cuja especialidade é cirúrgica ter assumido a liderança da Abramurgem reforça que não é uma apenas entidade de clínicos. A liderança do Dr. Roberto Saad é muito importante para o crescimento da Abramurgem”, afirma Lopes.

Para o Prof. Dr. Roberto Saad Jr, o objetivo neste próximo biênio é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado com muita competência pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes. “Além de preservar os paradigmas que são base do trabalho da Abramurgem, temos como meta continuar promovendo cursos, e organizando eventos, como o I Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que irá acontecer na minha gestão. Uma novidade será a publicação de um livro sobre urgências e emergências onde todas as sociedades de especialidade reconhecidas pela AMB vão colaborar escrevendo capítulos”, explica Saad Jr.



linhadivisoria

I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMURGEM REÚNE 700 PARTICIPANTES EM SÃO PAULO

De 11 a 13 de outubro de 2010 aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo a primeira edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Organizado pela Abramurgem em parceria com o Capítulo Brasileiro do American College of Physicians (ACP), o evento teve participação de 700 pessoas de todo o Brasil e contou com a presença de ilustres convidados internacionais. Um deles foi o Dr. Renato Delascio Lopes, professor adjunto da Divisão de Cardiologia da Duke University (USA), o Dr. David Garcia, da Universidade do Novo México (USA), o Dr. E. Marc Jolicoeur, da Universidade de Montreal (Canadá) e o Dr. John H. Hansen-Flaschen, do University of Pennsylvania Medical Center e do American College of Physicians (Philadelphia–USA).

Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã do dia 11 de outubro, compuseram a mesa diretora o Prof. Dr. Roberto Saad Jr, presidente da Abramurgem, o Dr. Hélio Penna Guimarães, vice-presidente da Abramurgem, o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM e presidente de honra do Congresso e o Prof. Dr. Auro del Giglio, governador do Capítulo Brasileiro do ACP. Após breves pronunciamentos que fizeram referência à importante participação das várias sociedades de especialidade médica na programação científica do evento, foi dado início oficial aos trabalhos. Cerca de 230 especialistas ministraram conferências e participaram de mesas redondas em 4 salas simultâneas. Também houve apresentação oral dos 101 trabalhos de tema livre selecionados



linhadivisoria

ABRAMURGEM PROMOVE SEGUNDA REUNIÃO DOS PRESIDENTES DAS REGIONAIS

No dia 12 de outubro foi realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a segunda reunião dos presidentes das Regionais da Abramurgem. O encontro foi presidido pelo Prof. Dr. Roberto Saad Jr. e também contou com a presença do vice-presidente da Abramurgem, Dr. Hélio Penna Guimarães. O presidente da SBCM e ex-presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, também compareceu à reunião e falou brevemente sobre as metas da entidade. De acordo com ele, até 2010 a Abramurgem cumpriu com suas propostas e apresentou franco crescimento; agora está nas mãos de cada regional incentivar e colaborar com a continuidade do trabalho.

Além dos presidentes das regionais, também participaram da reunião, membros dos Departamentos e Capítulos. Cada um dos presentes pôde expor os projetos e metas para a sua região. “O objetivo deste encontro, além de prestar contas, foi motivar as nossas regionais a trabalharem divulgando cada vez mais a Abramurgem e captando novos associados”, afirmou Saad Jr.