Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 105 - Fevereiro de 2019



Acontece na turística e bela cidade de Florianópolis (SC), a 5ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, juntamente com o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento acontece de 02 a 05 de outubro de 2019 e prevê, em sua programação científica, palestras e mesas redondas que serão realizadas em 8 salas simultâneas, além de 8 cursos pré-congresso (ACLS, PHTLS, Vmurgem, Seclin, Viamurgem, Semiologia Clínica, Antibióticoterapia e suas Aplicações Práticas, e Cardigem). Haverá ainda apresentação de trabalhos científicos de tema livre e a realização do concurso para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica. 

Em sua última edição, realizada em Belo Horizonte (MG), o congresso contou com a participação de mais de 5 mil inscritos e um recorde de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados. 



Atendendo a pedidos, acontece de 22 a 26 de julho de 2019, em São Paulo (SP), o 1º Simpósio de Urgências e Emergências Clínicas e a 9ª edição Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, voltado para médicos, residentes e pós-graduandos de Clínica Médica. Pelo segundo ano consecutivo, o curso, organizado pelo Instituto Prof. Antonio Carlos Lopes com apoio da Abramurgem, traz em sua programação temas atualizados e novos palestrantes que vêm compartilhar seus conhecimentos e experiências com os participantes.

A programação também inclui temas da Medicina de Urgência e Emergência, além da apresentação de dois casos clínicos por dia.

As vagas são limitadas. Inscreva-se pelo site www.sbcm.org.br/reciclagem e garanta a sua. 

 



Confira os cursos que serão realizados pela Abramurgem em São Paulo:

SECLIN – Simulação em Emergências Clínicas

Voltado para médicos que atuam em prontos-socorros, unidades de pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, SAMU, médicos residentes de Clínica Médica e Cirurgia Geral e acadêmicos do 6° ano de Medicina, o curso tem como objetivo explorar os fundamentos da Urgência e Emergência através de simulações de casos clínicos reais. Será realizado dias 23 e 24 de março de 2019 e tem carga horária de 20h.

Inscreva-se no site http://abramurgem.org.br/cursos/2019/seclin2019/



Voltado para médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem, o curso tem como objetivo capacitar e atualizar os profissionais de saúde através da metodologia ativa focada na interação entre os alunos, discussão de casos clínicos atendimento simulado, protocolos assistenciais dirigidos, vídeos e aulas complementares. 

Com apoio da Abramurgem, as aulas terão início em 06 de abril e duração de 7 meses, com carga de 70 horas. Mais informações no site http://faepefamerp.org.br/conteudo/pagina/592/atualizacao-em-emergencias-medicas-da-FAMERP.