Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

De 6 a 8 de junho aconteceu na cidade de Curitiba (PR) o IV Congresso Regional de Cirurgia do Setor VI, realizado pelo Capítulo Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O evento, cujo tema central foi “Quebrando Paradigmas”, contou com a participação do Presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Roberto Saad Jr. Ele discutiu o tema do “Controle de Danos no Tórax” durante mesa redonda realizada dia 08 de junho...
De 6 a 8 de junho aconteceu na cidade de Curitiba (PR) o IV Congresso Regional de Cirurgia do Setor VI, realizado pelo Capítulo Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O evento, cujo tema central foi “Quebrando Paradigmas”, contou com a participação do Presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Roberto Saad Jr. Ele discutiu o tema do “Controle de Danos no Tórax” durante mesa redonda realizada dia 08 de junho.

“Técnicas relacionadas ao controle de danos são relatadas na literatura científica há, pelo menos, uma década, mas pesquisas de controle de danos especificamente no tórax ainda são muito insipientes. Entre as técnicas descritas para tratar o trauma no tórax de maneira abreviada existe uma desenvolvida pela minha equipe na Santa Casa de São Paulo que se chama Broncostomia”, explica Saad. De acordo com o especialista, consiste em cortar o brônquio e interligá-lo em um respirador externo. “É uma técnica provisória mas que, em situações de emergência, permite que o doente tenha mais chances de vida. Para pacientes que chegam em estado grave, hipotensos, chocados, com falta de ar, onde o tempo para salvar a vida é curto, não é possível tirar o pulmão, apesar de ser o procedimento mais adequado se o dano for extenso. O controle de danos nos orienta a interferir o mínimo possível, mesmo que seja uma solução provisória. Depois do doente recuperado, ele volta pra cirurgia que será de menor risco”, afirma Saad.

Além do controle de danos, o congresso também tratou de temas como robótica, cancerologia cirúrgica, transplante de órgãos sólidos, fistulas digestivas, doenças da parede abdominal - hérnias, videolaparoscopia, ensino em cirurgia (graduação e pós-graduação), cirurgia bariátrica e metabólica e cirurgia do trauma.