Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Parte das equipes do SAMU de São Paulo está sendo tirada das ruas e sendo transferida para a Central de Atendimento, o 192, por problemas financeiros enfrentados pela empresa que presta serviços à Secretaria Municipal da Saúde. 


A AVAPE - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência é contratada desde 2009 pela Prefeitura, mas reclama de atrasos em repasses feitos por outras administrações municipais. 

Nos últimos dias, a BandNews FM mostrou que os motoristas do SAMU estão trabalhando com guias de trânsito antigos e rasgados, sem GPS nas ambulâncias e com uniformes velhos e furados.

Na AVAPE um comunicado chegou a ser divulgado aos funcionários relatando problemas financeiros. A empresa, que tem cerca de 150 funcionários no 192, recebe mais de 770 mil reais por mês da prefeitura.

Quem trabalha na AVAPE acredita que as equipes de rua do SAMU estão sendo treinadas para uma eventual quebra de contrato. Os salários estão atrasados há cerca de dois meses. A maioria dos funcionários da AVAPE tem algum tipo de deficiência, mas também existe uma cota para aqueles que não têm.

Procurada pela BandNews FM, a Secretaria Municipal de Saúde afirma estar em dia com os repasses feitos à AVAPE e que as equipes tiradas das ruas estão participando de um treinamento para "qualificação e compreensão" do sistema de atendimento do 192.

 

A pasta também diz que já deu início a medidas para contratação de um novo prestador do serviço, caso o acordo com o AVAPE seja cancelado. A empresa, por sua vez, reconhece as dificuldades financeiras e diz que a situação se agravou com a suspensão de uma linha de crédito do Banco do Brasil.

 

Fonte: Band News FM