Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Médicos contribuem para identificação de crianças

 

No dia 25 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina realizaram mobilizações em vários estados para chamar atenção dos médicos e da sociedade para este problema. A pedido do CFM, o tema foi abordado também em audiência pública no Senado Federal no dia 26. A audiência foi solicitada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), por sugestão do CFM.

 

Localmente, no dia 25, grupos de conselheiros visitaram hospitais a fim de estimular colegas e outros profissionais da saúde a colaborarem na identificação dessas crianças, além de orientar pacientes a evitar o problema.

 

 

Por ano, estima-se que 50 mil crianças somem no país e cerca de 250 mil casos ainda não foram solucionados. No mundo esse número chega a 25 milhões. “Os Conselhos enaltecem a grave situação que afeta a sociedade brasileira, notadamente a parcela mais carente. Queremos pedir aos médicos para que fiquem atentos, principalmente os da área da Pediatria, pois é cada vez maior o número de casos”, alertou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

 

​​O integrante da Comissão de Ações Sociais, Ricardo Paiva, ressalta a importância da participação de médicos e da sociedade no debate. “Precisamos urgentemente de uma política pública permanente que nos permita avançar e unir toda a Nação para esse grande enfrentamento. No Senado Federal a realização de Audiências Públicas é um dos principais instrumentos de contato com a sociedade, o que faz com que as decisões dos senadores estejam mais alinhadas com a perspectiva da sociedade”. 

 

 

Mais informações no site: www.cfm.org.br

 

Fonte: CFM