Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Por iniciativa do presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, foi fundada, em 2015, a primeira escola médica temática do país, a Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM). A entidade terá como missão incrementar a formação do estudante de medicina, especialmente aquele que está no 4º ano do curso, além de promover atualização e reciclagem do médico.

A primeira diretoria da EPCM é composta pelo diretor, Antonio Carlos Lopes, vice-diretor, César Alfredo Pusch Kubiak, diretor adjunto, Mario da Costa Cardoso Filho e diretor administrativo, Frederico Molina Cohrs. Também integram o corpo docente, entre outros, os professores Fernando Sabia Tallo, Abrão Cury Jr, João Manuel Theotonio dos Santos, José Carlos Aguiar Bonadia, Fábio Freire José e Leonardo Vieira da Rosa.

Imersa no que há de mais avançado em termos de tecnologia, a EPCM tem infraestrutura para oferecer cursos presenciais e à distância, com potencial para beneficiar também residentes e médicos de todas as regiões do país.

Seu modelo pedagógico inovador valoriza a verdadeira educação médica baseada na conduta humanística, estímulo à relação médico-paciente e atuação à beira do leito. Tem como filosofia a busca pela formação global do médico, oferecendo ferramentas para construção do próprio conhecimento e habilidade de enxergar o doente além da doença que o acomete.

Por isso, a EPCM investe em um currículo emancipatório, flexível, atual e baseado na comunidade, contemplando o saber emergente. Além das disciplinas convencionais, agrega temas de enorme relevância para a atuação profissional do médico, como Construção de Valores, Gestão em Saúde, Humanidades, Direito em Saúde, Ética e Bioética.

A EPCM inicia suas atividades acadêmicas no próximo dia 12 de setembro com a promoção do 1º Curso Integrado de Clínica Médica. Além disso realizará, nos próximos meses, o Curso de Direito em Saúde, coordenado pelo conceituado jurista, José Manoel de Arruda Alvim Netto. A meta da entidade é abrir inscrições para a primeira turma do curso de graduação já em 2016.

 

Curso Integrado de Clínica Médica tem vagas presenciais esgotadas

As vagas presenciais para o 1º Curso Integrado de Clínica Médica já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever na modalidade online. Promovido pela Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM) e coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, o curso teórico e teórico-prático é voltado para estudantes de Medicina e pretende ampliar o conhecimento nos temas de maior relevância, fornecendo importantes ferramentas para complementar a formação acadêmica do futuro médico. “O primeiro curso realizado pela EPCM reúne especialistas do mais alto nível e um conteúdo programático de qualidade minuciosamente trabalhado pela nossa equipe pedagógica. O resultado deste trabalho não poderia ser outro senão a enorme procura que tivemos. Um sucesso que vem coroar o nosso trabalho pela formação de qualidade do médico brasileiro”, afirmou Lopes.

Composto por 32 aulas, o curso irá discutir temas como: Doenças Auto-Imunes, Distúrbio Eletrolítico, Comas, Avaliação da Função Pulmonar, Choque, Sepse, Doença Arterial Coronária, Hepatites, AIDS, Coagulação e Anticoagulação, Antiplaquetários, Embolia Pulmonar, Anemias, Febre e Uso Racional dos Antibióticos, além de abordar a questão da Ética Médica através da realização de um julgamento simulado.

Inscreva-se agora na modalidade online pelo site epcm.cursoemmedicina.com.br.