Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

 

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Dr. Fernando Sabia Tallo, realizou a palestra “Atualização em reanimação cardiopulmonar” durante a 9ª edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que nesse ano, aconteceu junto com o 1º Simpósio de Urgências e Emergências Clínicas. O evento é uma realização do Instituto Professor Antonio Carlos (IACL) em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).   

“Até hoje, o principal profissional envolvido com as urgências e emergências clínicas é o médico Clínico. E uma atualização como essa, é muito importante para que o médico tenha a oportunidade de reciclar seus conhecimentos para melhorar seu trabalho e também para ser um multiplicador desses conhecimentos em suas cidades e regiões” , diz Tallo.

O curso aconteceu em São Paulo, de 22 a 26 de julho, junto com a 9ª edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que reuniu 300 participantes vindos de todo o Brasil. As palestras foram dadas por grandes nomes da medicina que, ao longo de uma semana, compartilharam com o público conhecimentos e experiências com médicos, residentes e pós-graduados da Medicina. 

Durante o curso, foi sorteado para os participantes uma edição do “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - da Graduação à Pós-graduação”, produzido por meio da parceria entre a SBCM e a Abramurgem. 

Inovação

Atendendo a pedidos, a SBCM realizou o curso em ano subsequente ao anterior, e inovou em 2019 com a realização do 1º Simpósio de Urgências e Emergências Clínicas, conferindo aos participantes do curso uma dupla certificação.

Outra novidade, é que ao final de cada dia foram apresentados dois casos clínicos com o intuito de aproximar os participantes das melhores práticas diante de situações que enfrentamos no dia a dia.

A grade de aulas foi totalmente atualizada em relação a edição anterior. Entre os palestrantes, estiveram personalidades como o cirurgião e Prof. Titular da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FMUSP, Dario Birolini, o cardiologista, Dr. Enrique Pachón, o infectologista Ricardo Sobhie, entre outros. Para vera a lista de palestrantes completa,  acesse o site do evento.