Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Em setembro de 2011, a Abramurgem Regional-MG foi convidada pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) para gerir o novo departamento científico de Urgência e Emergência desta entidade estadual. A Abramurgem Regional-MG é presidida pelo Dr. Oswaldo Fortini Levindo Coelho, também diretor dos departamentos de Clínica Médica e de Administração em Saúde da AMMG. De acordo com Fortini, a regional da Abramurgem pretende investir na formação dos profissionais que atuam em Urgência e Emergência por meio de simpósios e cursos, agora com total apoio da Associação Médica do Estado.

"Precisamos aperfeiçoar a formação dos médicos que atendem nesses serviços. Queremos propor mudanças curriculares: criar a disciplina de Urgência e Emergência nas faculdades que não dispõem dela, e, naquelas em que já existe algum tipo de formação, rever a estrutura desse ensino e melhorar o que já está sendo visto", afirma.

Ele aponta ainda as más condições de trabalho e remuneração e a precária situação do sistema de saúde, tanto privado como público. "Precisamos forçar a mudança no sistema de marcação de consultas eletivas. Criar consultórios de apoio aos pronto - socorros fazendo, com que a população não veja o atendimento de urgência e emergência como a solução para todos os seus problemas", explica.