Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

De 03 a 05 de outubro de 2012, a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem) realizou na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o 1º Simpósio Carioca de Urgência e Emergência. O evento, que aconteceu paralelamente ao V Congresso Internacional de Clínica Médica, ao VIII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro e ao Annual Meeting do Capítulo Brasileiro do American College of Physicians, contou com a participação de cerca de 2.600 pessoas vindas de todas as localidades do país.

Os palestrantes Roberto de Moraes Jr., secretário nacional da Abramurgem, e Leticia Sandre Vendrame, coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo de Clínica Médica do Hospital São Paulo, ministraram aulas para um auditório lotado e levantaram a discussão a respeito de temas que são de interesse do profissional que atua nos prontos-socorros e salas de emergência, como Ventilação Mecânica e abordagem das principais arritmias e da sepse grave no pronto-socorro.

“Fiquei muito satisfeito ao ver a sala lotada, com alunos tão interessados. Isso, além de muito gratificante, é certamente resultado do trabalho realizado pela Abramurgem desde sua fundação. Percebemos que os temas ligados à Urgência e Emergência são sempre uma carência nas universidades, o que faz com que os alunos saiam muito despreparados para o exercício da profissão. E é nessa atualização e capacitação que devemos investir cada vez mais”, afirmou Moraes Jr.

Também para o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, o sucesso do simpósio carioca ajudou a traçar novas diretrizes para o trabalho proposto pela entidade. “O evento nos permitiu perceber a importância de intensificarmos ações e projetos no sentido de atender às necessidades dos acadêmicos, residentes e profissionais recém-formados na área da saúde, valorizando e incentivando, inclusive, as ligas acadêmicas de Medicina de Urgência e Emergência”, afirmou.