Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 84 - Março de 2017

 

A Comissão Científica anunciou as primeiras novidades da programação do 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece paralelamente ao 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Desta vez, o destaque são os novos formatos de aulas e palestras. Farão parte da grade, por exemplo, as sessões interativas, onde a plateia poderá participar das discussões utilizando equipamentos de votação. Também serão incluídas sessões anátomo-clínicas e sessões de simulação, que contarão com auxílio de atores. Alguns dos temas terão abordagem diferencial no que se chamou de 4 Estações, ou seja, mesmo diagnóstico visto nos cenários do pronto-socorro, consultório, enfermaria e CTI. 

 

Outra inovação será a sessão–julgamento, onde um assunto controverso poderá ser avaliado como em um tribunal, considerando riscos e benefícios da abordagem proposta. ”A nossa intenção foi tornar mais atraente a exposição dos assuntos, permitindo que os congressistas participem intensamente dos debates”, afirmou o presidente do congresso, Oswaldo Fortini Levindo Coelho.

 

Em breve também estarão abertas as inscrições para os concursos de Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência, que acontecerão em Belo Horizonte (MG) durante o 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 

 

Inscreva-se no site www.sbcm.org.br.

 

No próximo dia 27 de maio acontecerá, em São Paulo, a primeira edição do Curso de Ecocardiografia na Medicina de Urgência e Emergência. Além do uso disseminado em pacientes ambulatoriais e hospitalizados portadores de cardiopatia, a ecocardiografia tem um papel valioso na conduta frente a pacientes que se apresentam na emergência com choque, hipóxia ou grande traumatismo (especialmente torácico). “Evidências atuais enfatizam a importância da utilização da ecocardiografia na emergência, tanto pelo médico ecocardiografista, como pelo emergencista. O método deve ser entendido mais como uma extensão do exame físico do que propriamente um exame complementar”, reforça o Dr. Estevão Tavares de Figueiredo, especialista em Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia. 

 

Para saber mais e se inscrever, acesse www.abramurgem.org.br/ecomurgem.

 

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP abre inscrições para o Curso de Especialização em Urgências e Emergências, que terá início em 26 de maio deste ano. Com 420 horas e 20 meses de duração, o curso é coordenado pelo presidente da Regional-SP, Prof. Dr. André Luciano Baitello, e tem como objetivo capacitar o médico para o atendimento às principais emergências e cuidados ao paciente grave. Também pretende formar multiplicadores nas áreas de gestão, assistência e ensino das emergências médicas.

 

Entre os temas a serem tratados estão: Política e Sistemas de Saúde na Urgência e Atendimento Pré-Hospitalar, Trauma, Avaliação Inicial do Paciente Grave, Emergências Cardiológicas e Ventilação Mecânica, Emergência Cirúrgica Não Traumática, Emergências Clínicas, Emergências em Pediatria, Emergências em Ginecologia e Obstetrícia, Metodologia de Pesquisa e Ensino e Gestão e Gerenciamento das Unidades de Emergência.

 

Para saber mais, acesse www.faepefamerp.org.br ou ligue para (17) 3201 5743 (c/ Anderson).