Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 86 - Maio de 2017

 

Estão abertas as inscrições para os cursos pré e pós-congresso, que acontecerão dias 02, 03, 07 e 08 de outubro de 2017. Os 11 cursos oferecidos (ACLS, BLS, PALS, SECLIN, CARDIGEM, TMURGEM, VMURGEM, ECOMURGEM, NEUROURGEM, VIAMURGEM e Segurança do Paciente na Prática) completam a programação científica do mais esperado evento da especialidade, que será realizado na cidade de Belo Horizonte (MG). A ideia é reunir mais de 5 mil participantes no principal espaço de eventos do Estado, o MINASCENTRO. 

“É importante reforçar que, para se inscrever nos cursos, é necessário que o congressista esteja inscrito também no congresso. As vagas são limitadas”, afirma o presidente do evento, Dr. Oswaldo Fortini Levindo Coelho.

Confira mais informações em clinicamedica2017.com.br/2017/inscricoes/cursos-pre-pos.

 

No dia 27 de maio aconteceu no auditório Joseph Safra, da APAE de São Paulo, a primeira edição do Curso de Ecocardiografia na Medicina de Urgência e Emergência, que reuniu 10 participantes. O curso teórico prático foi ministrado pelo Dr. Estevão Tavares de Figueiredo, especialista em Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia. Segundo ele, além de ser peça fundamental para o diagnóstico de cardiopatias, a ecocardiografia tem um papel valioso na conduta frente a pacientes que se apresentam na emergência com choque, hipóxia ou grande traumatismo (especialmente torácico). “Evidências atuais enfatizam a importância da utilização da ecocardiografia na emergência, tanto pelo médico ecocardiografista, como pelo emergencista. O método deve ser entendido mais como uma extensão do exame físico do que propriamente um exame complementar”, reforça.  

 

Nos dias 03 e 04 de junho, Fernando Tallo esteve na cidade baiana de Vitória da Conquista para nova edição do Seclin. O curso, que recebe apoio da Abramurgem, tem como objetivo explorar os fundamentos da Clínica Médica em meio instrucional de simulação. Ao todo, 18 situações clínicas da emergência foram encenadas com apoio de atores. O curso é voltado para médicos que atuam em pronto-socorro, Unidades de Pronto-Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e SAMU, além de  médicos residentes de Clínica Médica.  

 

 

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP iniciou dia 26 de maio de 2017 o calendário de aulas do Curso de Especialização em Urgências e Emergências. Com 420 horas e 20 meses de duração, o curso é coordenado pelo presidente da Regional-SP, Prof. Dr. André Luciano Baitello, e tem como objetivo capacitar o médico para o atendimento às principais emergências e cuidados ao paciente grave. Também pretende formar multiplicadores nas áreas de gestão, assistência e ensino das emergências médicas.