Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 90 - Setembro de 2017

 

De 02 a 06 de outubro aconteceu, na cidade de Belo Horizonte (MG), a 4ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, paralelamente ao 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Mais de 5 mil congressistas se reuniram nas modernas instalações do MINASCENTRO, juntamente com 206 palestrantes, para debater em 8 salas consecutivas os principais temas da esfera da Medicina de Urgência e da Clínica Médica. Além do recorde de público, o congresso também superou a impressionante marca de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação em formato de pôster, aula e e-pôster. 

O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, ministrou três aulas durante do evento: “Manejo das vias aéreas em diferentes cenários”, “Ressuscitação cardiopulmonar: o que mudou”, e participou da mesa redonda que debateu “Como as Especialidades atuam na Urgência”.

Dias 17 e 24 de outubro, a partir das 7h30, o Hospital Geral Roberto Santos, com apoio da Abramurgem, promove mais duas aulas da Sessão de Emergências sobre os temas “Doenças Febris Agudas na Emergência” e “Meningites” com as infectologistas, Ana Verena e Ana Paula Alcântara. 

Mais informações em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De 11 a 13 do novembro, o Hospital Geral Roberto Santos, de Salvador (BA), realiza a 1ª edição do Curso de Simulação Realística em Ventilação Mecânica, coordenado pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo. O curso é voltado para residentes e internos. 

 

 

A iniciativa foi da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) em parceria com a TV MED.O presidente da SBCM e diretor acadêmico da EPCM, Antonio Carlos Lopes, teve a oportunidade de entrevistar o cardiologista e membro do Conselho Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, João Manoel Theotônio dos Santos, que ministrou aulas sobre “Hipotensão Postural no Idoso” e “Insuficiência Cardíaca na Internação”. Lopes também conversou com o presidente do Congresso, Oswaldo Fortini Levindo Coelho, e o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo.

Entre os destaques, o Estúdio de TV também recebeu o americano Scott Kaatz, que foi entrevistado pelo diretor do AC Forum, Pedro Gabriel Melo de Barros e Silva.