Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 91 - Outubro de 2017

No dia 26 de novembro o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, estará na cidade de Pelotas (RS) para ministrar mais uma edição do curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM). O curso visa promover atualização e treinamento do profissional que atua nos serviços de Urgência e Emergência, transporte de paciente grave e terapia intensiva. Voltado para médicos e enfermeiros, tem como objetivo introduzir conceitos básicos da ventilação mecânica através de aulas teóricas e simulações práticas específicas para cada atividade profissional. 

 

 

A Abramurgem realiza, nos dias 02 e 03 de dezembro no Hospital de Base de São José do Rio Preto, mais uma edição do curso TMURGEM, voltado para médicos e acadêmicos de medicina. O objetivo é capacitar equipes a fim de gerar melhoria na assistência prestada aos pacientes vítimas de trauma nos serviços de emergência. Os temas abordados serão: atendimento inicial ao politraumatizado, diretrizes no atendimento ao trauma torácico, trauma abdominal, abordagem atual do choque, manejo da via aérea no trauma, transporte e transferência na rede de urgência, TCE, TRM e trauma de extremidades. 

O curso será ministrado pelo Dr. André Luciano Baitello, presidente da Abramurgem Regional-SP e chefe do Programa de Residência em Cirurgia do Trauma do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Informações por e-mail divulgaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

As listas dos aprovados nos concursos para Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência e Título de Especialista em Clínica Médica serão divulgadas  no site da SBCM dias 17 e 20 de novembro, respectivamente. Para saber mais, acesse: www.sbcm.org.br.

 

Foram premiados os quatro melhores trabalhos de tema livre selecionados entre os mais de 1,3 mil inscritos no 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Os dois pôsteres impressos selecio¬nados pela comissão científica foram premiados com 1,5 mil e 1 mil reais respectivamente, e as duas melhores apresentações orais tiveram prêmio de 2 mil e 1,5 mil reais para 1º e 2º lugar. Esses trabalhos serão também publicados na Revista da SBCM. Confira: