Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 97- Abr/Mai de 2018



No dia 07 de junho, a Abramurgem transmitiu aula ao vivo pelo Facebook sobre Insuficiência Cardíaca, ministrada pelo Dr. Edson Fernandes de Faria, professor em do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Este foi o terceiro encontro virtual promovido pela entidade e voltado especialmente para as Ligas Acadêmicas. Assista a aula completa aqui.

 

De 07 a 09 de junho aconteceu o I Simpósio de Urgência e Emergência e II Semana Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó (SC). O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, ministrou aula sobre Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência. A programação do evento incluiu 12 palestras e 5 minicursos, todos abordando aspectos práticos e teóricos de urgência e emergência em saúde. A inscrição foi gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível destinado a entidades filantrópicas.

 

 



O curso tem duração de 20 meses (420 horas) e é voltado para profissionais que atuam nos serviços de urgência, emergência e pré e intra-hospitalar.  O objetivo é capacitar o médico para o atendimento às principais emergências e cuidados ao paciente grave, estimular a produção científica em emergências clínicas e cirúrgicas, e formar multiplicadores na área da assistência, gestão e ensino das emergências médicas. Sob coordenação dos professores Antonio Carlos Lopes, Fernando Tallo e André Luciano Baitello, o curso recebe apoio da Abramurgem e tem turmas em São Paulo (SP), Cuiabá (MT) e Maringá (PR). 

As vagas para as turmas de Maringá e Cuiabá já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever em São Paulo. Para saber mais, acesse: www.abramurgem.org.br. Últimas vagas!

 

 



Durante a 8ª edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica o Centro de Convenções Rebouças irá receber uma exposição de fotos, peças e equipamentos da época, além de documentos históricos sobre a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. O acervo pertence à Associação dos Ex-Combatentes do ABCDMRR e foi gentilmente cedido para a ocasião. 

O curso será realizado de 23 a 27 de julho 2018, em São Paulo, e tem como objetivo reciclar todo o conteúdo da especialidade, com ênfase em questões recorrentes no dia a dia da prática médica. Realizado em parceria com a Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM), é voltado para médicos, residentes e pós-graduandos de Clínica Médica, que buscam se atualizar e aprofundar seus conhecimentos a fim de qualificar a assistência prestada aos pacientes.