Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

   

Entre os dias 23 e 27 de julho 2018 aconteceu, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a 8ª edição do tradicional Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica. Durante uma semana de imersão, os mais de 400 participantes reciclaram seus conhecimentos nos principais temas relacionados à Clínica Médica, com ênfase em questões recorrentes no dia a dia da prática médica. Realizado em parceria com a Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM), o curso reuniu quase 500 médicos, residentes e pós-graduandos de Clínica Médica, em busca de atualização dos seus conhecimentos a fim de qualificar a assistência prestada aos pacientes.



A programação científica incluiu 40 temas atuais abordados por especialistas que são referência em suas áreas de atuação. O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, ministrou aulas sobre “Equilíbrio ácido-base e hidroeletrolítico” e “Atualização em reanimação cardiopulmonar para o clínico”. Ao final, sorteou um exemplar do “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência – da graduação à Pós-Graduação”. A vencedora foi a Dra. Maria Suzana Marques.



No último dia do evento, o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, fez uso da palavra para agradecer aos colegas pela participação e pelo prestígio. Em breve pronunciamento, ressaltou que o médico precisa ser crítico em relação às informações e ao conhecimento recebido, pois “a Medicina é a ciência das verdades transitórias”. Também cumprimentou os colegas palestrantes pelas brilhantes explanações, confirmando a realização de próxima edição do curso em 2020.

Saiba mais detalhes sobre o evento na próxima edição do Jornal Sala de Emergência.