Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 99 - Agosto de 2018



De 04 a 06 de outubro de 2018 a cidade de Belo Horizonte (MG), conhecida por ser referência em sustentabilidade, será palco do VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece paralelamente ao X Congresso Mineiro de Clínica Médica.

Com tema central "O conhecimento e a colaboração para renovar práticas", o congresso terá atividades em quatro salas simultâneas para debater assuntos como arboviroses e vacinação, formas graves de dengue e febre amarela, infecções respiratórias, tuberculose, risco cardiovascular, estilo de vida e prevenção primária do câncer, tromboembolia venosa e prevenção e novos episódios, cuidado fragmentado e seus efeitos colaterais, urgências no paciente idoso, sepsis e dilemas e desafios na sala de emergência. 



O evento acontece de 04 a 06 de outubro de 2018 no Centro de Convenções CBC-Amil, que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A programação preliminar inclui temas como Abdome agudo, Anemia, Antibioticoterapia, Anticoagulantes, Arboviroses, Artrite reumatoide, Asma brônquica, Câncer de próstata, Cirrose, Dermatologia para o clínico, Diabetes Mellitus, Doença autoimune, Doença de Crohn, Doença de Parkinson, DPOC, Edema agudo de pulmão, Embolia pulmonar, Fibrilação atrial, Hepatite C, Hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca, Insuficiência coronariana aguda, Insuficiência renal aguda, Lúpus eritematoso sistêmico, Neuropatias periféricas, Obstrução intestinal, Osteoporose, Pancreatite aguda, Pneumonia, Retocolite ulcerativa, Sepse, Tratamento moderno de AVC, Tuberculose pulmonar e Tumor de Pulmão.

Para se inscrever acesse: http://galppe-eventos.com.br/novo/?page_id=1014.



O curso tem como objetivo abordar o uso prático da ultrassonografia pulmonar, aplicação do ultrassom do diafragma na parada cardiorrespiratória, no manejo das vias aéreas e na avaliação da fluidorresponsividade, além da ecocardiografia à beira leito e o acesso vascular ecoguiado.

Promovido pela Regional-DF, será coordenado pelo Dr. Fábio Cavalcante, médico emergencista do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). 

Inscrições em breve. Para informações adicionais, encaminhe e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A equipe será supervisionada pelo Dr. José Umberto Bampa, diretor de planejamento, e conta com a participação dos doutores Paulo Muzetti e Wilson Chubassi, ambos membros do Clube de Os Independentes. O objetivo é atuar no atendimento pré-hospitalar dos competidores do Rodeio de Barretos, a maior festa do peão do Brasil, que acontece de 16 a 26 de agosto deste ano.

A Equipe de Atendimento do Trauma no Rodeio fará o I Curso de Atendimento Básico de Vida em Trauma no Rodeio (ABVTR), a fim de capacitar os competidores para atendimento básico em eventualidades decorrentes dos circuitos de provas (montarias) até a chegada da equipe médica referenciada.