Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 102 - Novembro de 2018



De 02 a 05 de outubro de 2019 será realizado, na cidade de Florianópolis (SC), o 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece paralelamente ao 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Promovido pela Abramurgem e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, através da sua Regional Catarinense, o evento têm expectativa de reunir mais de 5 mil participantes nas dependências do moderno Centro de Convenções CentroSul. 

Para esta edição teremos como novidade as oficinas práticas de Medicina de Urgência e Emergência e de Clínica Médica e que serão realizadas durante a programação e terão inscrição gratuita para os participantes do congresso. As oficinas utilizarão recursos de simulação, através de bonecos e atores, para tratar de temas como Ventilação Mecânica na Emergência, Acesso às Vias Aéreas na Emergência, Diagnóstico e Terapêutica das Arritmias e Diagnóstico das Patologias Clínicas no Ambulatório. As vagas, no entanto, são limitadas, e as inscrições estarão disponíveis no site do evento já em dezembro de 2018.


Na foto: Gustavo Marcatto, André Baitelo e Paulo Muzetti

No último dia 03 de dezembro a Abramurgem promoveu mais uma edição do curso de Trauma na Medicina de Urgência e Emergência (TMURGEM), agora na cidade de São José do Rio Preto (SP). O trauma é um dos maiores problemas do Sistema de Saúde do Brasil. Nos últimos anos, o SUS vem se modificando e a implantação do SAMU e das UPAS vem produzindo uma transformação no atendimento às vitimas de trauma. O TMURGEM tem como meta oferecer capacitação de equipes, gerando melhoria na assistência prestada aos pacientes nos setores de emergência. O curso foi ministrado pelo Dr. André Baitelo, presidente da Regional-SP, e pelos doutores Gustavo Marcatto, e Paulo Muzetti.

 



O curso, cujo projeto pedagógico é de propriedade intelectual da Abramurgem, é promovido em parceria com a Universidade Brasil e aberto para todos os médicos que tenham inscrição no Conselho Regional de Medicina. O objetivo é capacitar o profissional para o atendimento às principais emergências e cuidados ao paciente grave, desenvolvendo uma visão crítica da emergência e formando multiplicadores na área da assistência, gestão e ensino desta especialidade. O curso, com 360 horas de duração, tem inscrições abertas nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Jataí (GO), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Maringá (PR), Uberaba (MG) e Pelotas (RS) que, no último dia XX, ministrou as aulas do módulo de Neurologia.

Saiba mais e inscreva-se pelo site https://poliscursos.com.br/urgencias-emergencias-medicas/.

 



Dia 17 de novembro o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, esteve na capital catarinense para o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Além dele, foi instrutor do curso o Dr. Eduardo Lenini.