Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 104 - Janeiro de 2019



A respeito da Resolução 2227/2018 do CFM, que trata do polêmico tema da Telemedicina, considero:


Trata-se do maior desserviço à profissão médica desde o advento do famigerado programa “Mais médicos”. E provavelmente com consequências ainda piores. 

Sepulta a relação médico paciente, ridiculariza a anamnese, banaliza a profissão e faz da Clínica Médica uma equação de um punhado de sinais e sintomas. Claramente trata-se de uma situação onde interesses foram atendidos em detrimento dos médicos e dos pacientes.

Conclamo a todos que protestemos e trabalhemos juntos a fim de que essa resolução seja revogada.

Fernando Sabia Tallo
Presidente da Abramurgem



Já é possível conferir no site a programação preliminar do 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece paralelamente ao 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica de 02 a 05 de outubro de 2019 na cidade de Florianópolis (SC). Em sua última edição, realizada em Belo Horizonte (MG), o congresso contou com a participação de mais de 5 mil inscritos e um recorde de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação. 

Os inscritos para o 15º CBCM também já podem garantir vaga para os cursos pré-congresso de ACLS, PHTLS, Vmurgem, Seclin, Viamurgem, Semiologia Clínica, Antibióticoterapia e suas Aplicações Práticas, e Cardigem. 



Confira os cursos que serão realizados pela Abramurgem em São Paulo:

SECLIN – Simulação em Emergências Clínicas

Voltado para médicos que atuam em prontos-socorros, unidades de pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, SAMU, médicos residentes de Clínica Médica e Cirurgia Geral e acadêmicos do 6° ano de Medicina, o curso tem como objetivo explorar os fundamentos da Urgência e Emergência através de simulações de casos clínicos reais. Será realizado dias 23 e 24 de março de 2019 e tem carga horária de 20h.

Inscreva-se no site http://abramurgem.org.br/cursos/2019/seclin2019/