Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 110 - Setembro de 2019



De 2 a 5 de outubro, a turística cidade de Florianópolis (SC) irá receber mais de cinco mil congressistas e 160 palestrantes para 5ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. 

O evento acontece no mais completo centro de eventos da cidade, o CentroSul, e tem na programação palestras e mesas redondas que serão realizadas em oito salas simultâneas, além dos tradicionais cursos pré-congresso (ACLS, PHTLS, Vmurgem, Seclin, Viamurgem, Semiologia Clínica, Antibioticoterapia e suas Aplicações Práticas, e Cardigem).



A Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem) homenageia os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento médico. 

O médico emergencista é o responsável pela avaliação, cuidado e estabilização de indivíduos em situações graves e de risco à vida, e tem como principal objetivo evitar a mortalidade e sequelas graves aos pacientes que necessitam de atendimento emergencial.



Em novembro, o Prêmio Jabuti anunciará os vencedores de sua 61ª edição. Entre os concorrentes nesse ano está o  “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - da Graduação à Pós-graduação”, uma realização da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), que concorre na categoria Ciências. Até o momento, o concurso está na fase de avaliação pelos jurados das obras inscritas.

A obra é voltada à Emergencistas, Socorristas, Intensivistas, Clínicos, Cirurgiões, Residentes em Emergência Médica, Medicina Intensiva, Clínica Médica e Cirurgia.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou dia 17 de setembro nota se manifestando contrário a informação de que o relatório da Comissão Mista do Congresso Nacional deve prever a inclusão de 1.800 médicos cubanos no programa Médicos pelo Brasil, além da permissão de médicos brasileiros formados no exterior sem revalidação comprovada.

“Esta notícia surpreende e decepciona, pois não foi a proposta apresentada pelo Ministério da Saúde ao CFM por ocasião do planejamento do Programa Médicos pelo Brasil”, pontua o documento.