Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.



De 2 a 5 de outubro de 2019, a capital catarinense recebeu mais de cinco mil congressistas e 160 palestrantes de todas as regiões brasileiras para a 5ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 

O congresso teve em sua programação científica 170 atividades entre cursos, simpósios, conferências, painéis e mesas redondas e oito cursos pré-congresso, todos com inscrições esgotadas. A Abramurgem ofereceu os cursos de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (Vmurgem), Simulação em Urgências e Emergências Clínicas (Seclin), Acesso às Vias Aéreas na Urgência e Emergência (Viamurgem) e Curso Prático de Cardiologia na Urgência e Emergência (Cardigem).



De acordo com o presidente da Abramurgem Regional-SC e presidente do evento, Dr. Carlos Roberto Seara Filho, a programação científica trouxe novidades em benefício do aprendizado dos acadêmicos de Medicina, residentes e os médicos em atividade. Algumas aulas foram tão concorridas que tiveram de ser repetidas. “Promovemos oficinas práticas, que permitiram vivenciar procedimentos do dia a dia de atuação do Clínico como suturas, imobilizações, curativos, ultrassonografias à beira do leito e eletrocardiograma. Também tivemos as tradicionais conferências e palestras de temas dos mais variados possíveis. Tratamos de alguns assuntos que estão hoje em evidência para o Clínico. Um deles foi sobre o uso da maconha medicinal. Trouxemos ainda um colega da Itália, o Dr. Marco Bobbio, que já faz um trabalho na Europa há bastante tempo sobre Slow Medicine, ou seja, Medicina sem Pressa”, completou.

Além do Dr. Marco Bobbio, o congresso teve a participação do americano, Kevan Michal Akrami, médico associado e instrutor clínico da Divisão de Doenças Infecciosas e Cuidado Crítico Pulmonar do Departamento de Medicina da Universidade da Califórnia (EUA), do neurofisiologista, Salvatore Rinaldi, que coordena projetos de pesquisa na área da medicina regenerativa e do médico internista português, Luis Barreto Campos, Diretor do Departamento de Medicina Interna do Hospital S. Francisco Xavier / CHLO e presidente do Grupo de Trabalho para Assuntos Profissionais e Qualidade de Cuidados da Federação Europeia de Medicina Interna. 



O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, participou do evento ministrando palestra sobre “Assistência Ventilatória na sala de emergência”, além de integrar a mesa redonda que discutiu “Síndrome do Choque na emergência”. A programação também incluiu algumas novidades como a primeira edição da Jornada Nacional de Enfermagem em Urgência e Emergência e a 1ª GincaMed, uma competição criada para os congressistas com o objetivo de incentivar os participantes a compartilharem conhecimentos e habilidades no atendimento médico clínico.