Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.



“Este foi o ano em que a Abramurgem se solidificou como a associação mais atuante em prol dos emergencistas brasileiros. Nesse período, a entidade promoveu e apoiou mais de 200 cursos presenciais e à distância, beneficiando mais de 2 mil alunos de todos os estados brasileiros. Também passou a chancelar três programas de pós-graduação em Urgências e Emergências, com turmas abertas em São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Pelotas (RS) e Jaraguá do Sul (SC) – este último voltado para enfermeiros.



Em 2019, a Abramurgem lançou o Tratado de Medicina de Urgência e Emergência – Da Graduação à Pós-Graduação. Trata-se da única obra do tipo escrita em língua portuguesa, com 2.344 páginas, distribuídas em dois volumes, sobre o manejo das urgências e emergências médicas em todas as situações do dia-a-dia dos emergencistas. Devido à sua importância, o tratado concorreu ao Prêmio Jabuti, Categoria Ciências. 

Durante o ano, a entidade superou a marca de 5 mil associados e promoveu dois importantes eventos: o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que reuniu mais de 5 mil congressistas em Florianópolis (SC), e a primeira edição do Congresso Norte e Nordeste de Urgência e Emergência, realizada em Fortaleza (CE).

Nada disso teria sido possível se não fosse o valioso apoio dos nossos associados, que acreditam no trabalho que a Abramurgem faz em defesa do emergencista e da formação de qualidade, para que os pacientes possam receber cada vez mais um atendimento de qualidade.

Desejamos que 2020 seja igualmente um ano de muitas realizações e conquistas, e esperamos poder continuar contando com seu importante apoio”.

Fernando Sabia Tallo - Presidente da Abramurgem