Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 117 - Maio de 2020



Atenta às necessidades dos profissionais que estão lidando diretamente com o atendimento dos pacientes que desenvolveram a forma grave da infecção pelo novo coronavírus, a Abramurgem promove, no próximo dia 17 de julho, em São Paulo (SP), um curso prático de Ventilação Mecânica voltado diretamente para o COVID-19. O objetivo é oferecer conhecimentos teóricos e treinamento simulado sobre o procedimento, além da discussão de casos clínicos. O curso será ministrado pelo presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Fernando Sabia Tallo.

 

 

 

A entidade realiza também outra edição do Curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência no próximo dia 28 de agosto, em São Paulo (SP). Inscreva-se e aproveite o desconto para associado da Abramurgem.

Acesse o site e inscreva-se: www.abramurgem.org.br. As vagas são limitadas.

 



O evento é gratuito e acontece de 16 a 18 de junho. O objetivo é discutir o enfrentamento da pandemia do Coronavírus e seus reflexos sob o olhar da enfermagem em diferentes países. O Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem, foi convidado para ministrar um mini curso sobre Ventilação Mecânica em casos de COVID-19. A aula gravada será exibida dia 18 de junho, às 21h, pela plataforma digital Congresse.me.

 

 



- O 19º Congresso Catarinense de Clínica Médica acontece dias 28 e 29 de agosto na cidade de Blumenau e as inscrições online podem ser feitas até 03/08/2020. Após esta data somente no local do evento em dinheiro ou cartão de crédito. Confira a programação e outras informações no site:  http://www.sbcmsc.com.br/agenda/xix-congresso-catarinense-de-clinica-medica.

- O 16º Congresso Paranaense de Clínica Médica e 3º Simpósio Paranaense de Atualização Diagnóstica e Terapêutica acontecem dias 09 e 10 de outubro na cidade de Curitiba. A programação científica aborda, entre outros temas, os antimicrobianos no cotidiano, diarreias, déficits cognitivos, pacientes com muitas morbidades e polifarmácia, a pele na Clínica Médica e os diagnósticos complexos (amiloidose, doenças mielodisplásicas e neuropatias periféricas). Acesse site e faça sua inscrição: www.sbcmpr.com.br. 

- O aguardado Congresso Norte-Nordeste de Clínica Médica, que aconteceria de 21 a 23 de maio na cidade de João Pessoa (PB), teve a data transferida para o período de 06 a 08 de novembro de 2020 e as inscrições realizadas estão mantidas. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Napoleão Laureano e pela Abramurgem que também será responsável pela realização dos cursos pré-congresso: Seclin, Viamurgem, Vmurgem, Cardigem e ACLS.

Saiba mais e inscreva-se no site: www.clinicamedicanne.com.br.

 



O curso foi ministrado no interior do Estado e capacitou profissionais no manejo correto do equipamento e na realização do procedimento. Para o presidente da Abramurgem, há muita falta de conhecimento em relação ao tema entre os médicos. “É difícil imaginar que milhares de jovens médicos saem da faculdade sem saber ligar um ventilador. E a maioria integra a linha de frente do atendimento aos casos de COVID-19 nesse momento”, afirmou.