Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 121 - Setembro 2020



Com o alto índice de óbitos por problemas cardíacos no mundo, a Cardiologia assumiu um papel de suma importância na Urgência e Emergência.

Pensando nisso, a Abramurgem criou o “Curso de Cardiologia Descomplicada: da análise à abordagem”, com objetivo de fornecer ao participante de forma clara e objetiva, orientações de manejo das situações clínicas cardiológicas mais observadas no dia-a-dia do emergencista. O curso irá abordar temas como dor torácica na sala de emergência, síndromes coronarianas agudas, bradicardias e taquicardias no pronto-socorro, e síndrome da insuficiência cardíaca descompensada. Os alunos do curso também irão discutir as atualizações do novo guideline da American Heart Association (AHA), que será publicado em 21/10/2020. Outro destaque do evento será a participação do Prof. Dr. Edson Fernandes de Faria, cardiologista do InCor e professor da EPM/Unifesp.

Inscreva-se pelo site: http://abramurgem.org.br/curso_online/.

 



O concurso é promovido pela SBCM em Convênio com a Associação Médica Brasileira e as inscrições estão abertas até o final do mês de outubro. A prova escrita, com 80 questões de múltipla escolha, será realizada na cidade de São Paulo (SP), em 06 de dezembro de 2020. 

Veja todas as informações e pré-requisitos no edital publicado site da SBCM: https://bit.ly/31G0elR.

 



Com início previsto para 30 de outubro de 2020, o curso é promovido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e coordenado pelo Prof. Dr. André Luciano Baitello.  O objetivo é qualificar os médicos atuantes no Sistema de Saúde para o atendimento às principais emergências e cuidados ao paciente grave, além de formar multiplicadores do conhecimento e desenvolver estudos em Urgência e Emergência. 

 



O evento 100% online aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro de 2020, e discutiu temas do dia-a-dia do emergencista. Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem, foi convidado especial e ministrou aula sobre Reanimação Cardiopulmonar. O congresso contou com a colaboração de 11 ligas acadêmicas e apoio da Abramurgem.