Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 5 - Outubro de 2009

O curso de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro no Centro de Ensino Treinamento e Simulação do Hospital do Coração (CETES-HCor), teve excelente avaliação entre os participantes. Cinquenta alunos puderam treinar habilidades em atendimento de urgência e emergência utilizando modernos manequins e robôs de alta tecnologia.


De acordo com o Coordenador do curso, Dr. Hélio Penna Guimarães, diferentemente da primeira edição, este ano os alunos puderam aprender em diversas novas estações e tratar de temas diferenciados, como gerenciamento de crise, emergências endocrinológicas e hemorragias digestivas. “A expectativa é de que o Simurgem aconteça mais vezes por ano e em vários Estados, através da parceria com o Hospital do Coração e o Instituto Paulista de Treinamento e Ensino (Ipatre)”, afirma Guimarães.


Além do Simurgem, aconteceu no Hotel Holiday Inn, o Curso de Medicina Ambulatorial – Diagnóstico e Tratamento, que abordou a Medicina desospitalizada do dia a dia. O chefe do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e um dos coordenadores do curso, Dr. Carlos Alberto da Conceição Lima, avalia que o curso é de muita importância prática para os clínicos em geral, porque trata das questões verificadas no atendimento em consultório e ambulatório.

Dos dias 16 a 18 de outubro, aconteceu no Anhembi, em São Paulo, a 5ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência, em paralelo ao 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento, organizado pela Abramurgem e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), reuniu mais de 3 mil participantes.

Na conferência solene de abertura, o Presidente da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, fez homenagem aos 20 anos da SBCM através do resgate da história da entidade - da qual é fundador - e destacou a necessidade de manter a luta pelo fortalecimento da Medicina, o resgate da relação médico-paciente e a humanização no atendimento. Integraram a mesa, o Diretor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Ernani Rolin, o Pró-Reitor de Administração da Unifesp, Dr. Vilnei Leite Mattiolli, o Presidente do Conselho Regional de Medicina de SP, Dr. Henrique Carlos Gonçalves, o Presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. Jorge Carlos Machado Curi, o Presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. Pietro Novellino e o Senador Tião Vianna.

No segundo ato da cerimônia, foram homenageados com a entrega de uma medalha comemorativa da SBCM, o Dr. Carlos Alberto Grandini Izzo, Secretário Geral do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, o Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, Diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o Dr. Paulo de Argollo Mendes, Presidente da Federação Nacional dos Médicos, o Dr. Renato Delascio Lopes, Professor Adjunto da Duke University e Diretor Assistente do Programa de Fellowship da Duke University e o Dr. César Alfredo Pusch Kubiak, Vice-Presidente da SBCM. Também receberam homenagem in memorian, o Dr. Wirton Miguel Gentil Palermo, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e o Dr. Alexandre Gabriel Jr, Coordenador do curso de pós-graduação da Disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo.

O Diretor da Revista Argentina de Cardiologia e membro da Sociedade Argentina de Cardiologia, Dr. Carlos Daniel Tajer, veio ao Brasil como convidado da Abramurgem para dividir experiências e reforçar a colaboração firmada entre Brasil e Argentina para a consolidação da Abramurgem. Ele foi destaque de uma conferência sobre hipertensão arterial realizada na manhã do dia 17 de outubro durante o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e o 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica.

Em entrevista, o Dr. Carlos Tajer afirmou que pretende desenvolver em conjunto, por intermédio do Dr. Renato Delascio Lopes, um livro sobre cardiologia e evidências que adapte as questões científicas de acordo com as necessidades dos países latino-americanos. “A consolidação da Abramurgem é um grande passo principalmente para a qualificação de profissionais por meio de cursos de aperfeiçoamento e outros encontros científicos”, finaliza.

No dia 18 de outubro de 2009 aconteceu no Anhembi, em São Paulo, o I Simpósio Internacional Abramurgem–COEMCA. O evento, que foi realizado paralelamente ao 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e ao 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, foi fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência e o Comitê de Emergências Cardiovasculares da Federação Argentina de Cardiologia (COEMCA/FAC).

Durante mais de duas horas, o Prof. Dr. Carlos Alberto Campanini, Assessor Científico do COEMCA/FAC, o Prof. Dr. Daniel Corsiglia, Coordenador do Comitê de Ressuscitação Cardiopulmonar da Federação Argentina de Cardiologia e o Dr. Hélio Penna Guimarães, Vice-Presidente da Abramurgem, falaram sobre tromboembolismo pulmonar, choque cardiogênico, morte súbita no esporte e simulação em Medicina de Urgência.

De acordo com o Prof. Dr. Daniel Corsiglia, “de todas as enfermidades e situações graves com alta mortalidade, apenas 15 ou 20% dos casos chegam aos hospitais. Para que os outros 85% recebam o pronto atendimento, é preciso focar ações na comunidade. A estratégia, conforme vejo, deve acontecer através da docência. Todos os alunos do ensino médio deveriam ter como uma das matérias curriculares os primeiros socorros e a reanimação. Isso também precisaria chegar às universidades, porque tem a ver com a solidariedade e o compromisso com o outro”.

Em relação à situação das urgências e emergências médicas na América Latina, o Prof. Dr. Carlos Alberto Campanini afirma que existe uma diferença entre o que cientificamente está disponível mundialmente para o tratamento e o que é possível fazer de acordo com a estrutura dos serviços de saúde no país. “No Brasil, a estrutura é sofisticada, de última geração e os tratamentos são caros, mas há 80 km daqui, reside uma população de 250 mil habitantes para um cardiologista apenas”. Por isso, ambos os especialistas avaliam como de fundamental importância a criação da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência que poderá facilitar a cooperação e a troca de experiências entre os países latinos.