Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 36 - Janeiro de 2013

No último dia 21 de dezembro, tomou posse oficial a nova diretoria da Abramurgem Regional-SP. O presidente, que estará à frente do cargo pelos próximos dois anos, é o Dr. André Baitello, médico coordenador do Programa de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde. Baitello foi também coordenador do SAMU e diretor da Diretoria Regional de Saúde da cidade.

De 09 a 12 de outubro de 2013, a Abramurgem irá realizar, na cidade de Porto Alegre (RS), o II Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. O evento acontece paralelamente ao XII Congresso Brasileiro de Clínica Médica, promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, e deve reunir cerca de 7 mil congressistas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para discutir temas relevantes ao dia a dia do profissional que atua nos prontos-socorros e salas de emergência. Está prevista na programação, a realização de cursos pré-congresso, entre eles Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos e cursos de ACLS e ATLS.

As ligas acadêmicas de medicina são grupos de estudo criados e organizados por estudantes, professores e profissionais, cujo objetivo é complementar as atividades acadêmicas no campo da pesquisa, do ensino e da extensão. Através das ligas é possível sanar, em partes, deficiências que existem nos cursos de medicina, permitindo a formação de um profissional mais experiente e ciente de seu papel transformador na sociedade e na vida de seus pacientes”, explica Marcelo Lamberti, coordenador nacional do Comitê da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (Lamurgem).

Abramurgem possui uma seção científica dentro da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica onde são publicados artigos originais, relatos de caso e artigos de revisão na área da Medicina de Urgência e Emergência.  A próxima edição desta revista, que será lançada em março, irá apresentar algumas importantes novidades a fim de trazer mais beleza e qualidade ao seu conteúdo. A capa, agora com o layout completamente modificado, traz impresso o sumário, facilitando a localização das informações internas já em um primeiro olhar.