Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 37 - Fevereiro de 2013

Com objetivo de incentivar a reciclagem do profissional que atua na área das urgências e emergências médicas, a Abramurgem, em parceria com a Medicine Cursos, prepara o lançamento do Curso de Atualização Avançada em Emergências Médicas da Abramurgem. Trata-se de um curso, divididos em módulos e adquirido em DVDs, que irá tratar dos principais assuntos relacionados à rotina de trabalho nos prontos-socorros e serviços de atendimento de emergência. O primeiro módulo, que será lançado em maio, aborda o tema da Ventilação Mecânica com aula ministrada pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo. Ao final do curso, o aluno recebe certificado emitido pela entidade.

Mais informaççõs em breve pelo site www.medicinecursos.com.br

Será lançado, a partir de maio deste ano, o curso online de Eletrocardiograma na Urgência e Emergência. O curso, ministrado pelo 1º Secretário da Abramurgem, Roberto de Moraes Jr., tem como objetivos gerais fornecer subsídios teóricos e práticos para a análise segura do eletrocardiograma nas situações de urgência e emergência. “Os alunos inscritos também irão desenvolver habilidades na interpretação dos achados de um traçado eletrocardiográfico normal e no caso de arritmias, além de discutir aspectos relevantes das alterações eletrocardiográficas observadas nas síndromes coronarianas agudas, na parada cardiorrespiratória e nas situações ditas especiais, como hipotermia, distúrbios eletrolíticos, tromboembolismo pulmonar, DPOC e marca-passo”, explica Moraes Jr.

Mais informaççõs em breve pelo site tvmed.azurewebsites.net

Nos dias 5 e 6 de abril, acontece na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), o I Simpósio Anual de Urgência da Abramurgem-MG. Voltado para médicos, residentes de medicina e acadêmicos, o evento terá participação de representantes dos principais hospitais do Estado, que irão abordar as doze grandes síndromes do pronto-socorro, além de temas como parada cardíaca, choque séptico, intoxicação exógena, insuficiência renal aguda, entre outros.

Para se inscrever, acesse: https://www.sympla.com.br/i-simposio-de-urgencia-da-abramurgem-mg__11921.html

Dias 30 e 31 de maio a Abramurgem Regional-SC promove, na sede da Associação Catarinense de Medicina, localizada na capital do Estado, a 13ª edição do Congresso Catarinense de Medicina de Urgência e Emergência. O evento, que acontece juntamente com o XV Congresso Catarinense de Clínica Médica, irá focar na discussão de temas relacionados ao trauma, como politrauma e traumatismo craniano, além de abordar as principais doenças específicas da emergência, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Acesse o site www.sbcmsc.com.br.