Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 38 - Março de 2013

Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Fortaleza será palco de mais uma edição do Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência – VMURGEM, que será ministrado pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus.

Neste mês de abril, o presidente da Abramurgem Regional-CE, Cristiano Walter Morais Rôla Júnior, acaba de assumir a direção médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Ceará. Ele, que foi um dos fundadores do SAMU, é também professor do Centro Universitário Christus e professor colaborador da Universidade Federal do Ceará. “Um dos principais desafios para o SAMU do nosso Estado é criar ferramentas para priorizar a capacitação das equipes, expandir o serviço em todo o Estado, integrar o serviço com os oferecidos pela polícia, bombeiros e Polícia Rodoviária Federal”, afirma Cristiano.

Nos dias 08 e 09 de outubro, os cursos pré-congresso serão os destaques da programação científica do 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que acontece paralelamente ao 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, 2ª Jornada Nacional em Medicina Diagnóstica e Exames Complementares, 1ª Jornada de Promoção de Saúde e 1ª Jornada Nacional de Neurociências. A Abramurgem irá promover dois desses cursos: Eletrocardiograma na Medicina de Urgência e Emergência (EMURGEM) e Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM).

Estão abertas até dia 15 de julho as inscrições de trabalhos de tema livre no 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Este ano, a organização traz como novidadea apresentação de pôsteres em formato eletrônico (e-poster), que permite mais dinamismo e agilidade, além de minimizar gastos com a impressão do banner. Os dois melhores trabalhos eleitos pela comissão científica do evento e apresentados em forma de e-poster, receberão a premiação de R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente. Os mesmos prêmios também serão ofertados aos dois trabalhos de mais destaque apresentados oralmente.