Edição Nº 39 - Abril de 2013
No último dia 25 de abril, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, participou da reunião do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira. Um dos assuntos discutidos foi a Residência Médica e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). De acordo com o Dr. José Bonamigo, representante da AMB na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), algumas mudanças estão sendo estudadas pelo governo, dentre elas a bonificação reduzida e a validade do programa apenas para cidades com até 50 mil habitantes. Outro tema da pauta foi a questão da reconstrução plástica imediata após cirurgia de retirada de mama. O tema foi trazido para debate técnico entre os representantes da Sociedade Brasileira de Mastologia, de Cancerologia e de Cirurgia Plástica, que devem elaborar juntos um documento com argumentos técnicos sobre o assunto.
- Detalhes
O presidente da Abramurgem Fernando Sabia Tallo também esteve presente na reunião do Conselho de Defesa Profissional da AMB, realizada no último dia 26 de abril. O Dr. Emílio César Zilli, diretor de Defesa Profissional da entidade, abriu discussão sobre as propostas que visam a modernização e a reorganização da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).
- Detalhes
As inscrições já estão abertas para os concursos de Certificado na área de Atuação em Medicina de Urgência e Título de Especialista em Clínica Médica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Os exames serão aplicados dia 11 de outubro de 2013, durante o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que serão realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. As inscrições se encerram dia 11/09/2013.
- Detalhes
O 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que complementa as atividades do 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica tem a honra de receber o ilustre médico argentino, Dr. Ivan Antônio Izquierdo. Naturalizado brasileiro tem como principal linha de pesquisa a Biologia da Memória, através do estudo de numerosas drogas que afetam a memória e a descoberta de mecanismos neuro-humorais que regulam a formação e a evocação da memória. É doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador científico de seu Instituto do Cérebro.
- Detalhes