Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 40 - Maio/Junho de 2013

No último dia 29 de maio o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, participou de reunião com o Secretario Adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Carlos da Ponte. O objetivo da audiência foi consultar a Abramurgem sobre a resolução que estabelece parâmetros aos policiais que atendem ocorrências de lesões corporais graves, homicídio, latrocínio e extorsão mediante sequestro com resultado de morte.

O Dr. Fernando Sabia Tallo representou a Sociedade Brasileira de Clínica Médica em reunião do Conselho Científico da AMB realizada dia 23 de maio na sede da entidade. Sob coordenação do diretor científico da AMB, Edmund Baracat, e do 1º secretário, Antônio Salomão, a pauta tratou da proposta do governo federal de contratar médicos estrangeiros para atuar no país sem que eles passem pela prova de revalidação de seus diplomas. Também foram debatidos a criação do Insaes (Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior), autarquia que avaliará e supervisionará os cursos de graduação e as instituições federais e privadas de ensino superior existentes no Brasil, além da abertura de novas vagas de graduação em Medicina na Bahia e demais projetos de lei relativos à educação médica.

No último dia 11 de maio o 1º Secretário da Abramurgem, Roberto de Moraes Jr, participou da inauguração oficial da Regional-RN. A primeira diretoria passa a ser presidida por Haroldo Ferreira da Silva Jr., cirurgião geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel de Natal, gerente do SOS Unimed e ex-coordenador Médico do SAMU.

Mais dois convidados internacionais estão confirmados para o 2º Congresso Internacional de Urgência e Emergência, que acontece de09 a 12 de outubro de 2013 na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre paralelamente ao 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Do Chile virá o oftalmologistae professor titular da Universidade do Chile, Miguel Kottow, além do argentino Alberto Bolgiani, chefe de equipe da Unidade de Queimados da Fundação BENAIM de assistência e prevenção de queimaduras. Bolgiani é ainda professor titular do Curso de Cirurgia Plástica da Universidade do Salvador de Buenos Aires e presidente da Federação Latinoamericana de Queimaduras.