Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 50 - Maio de 2014

No último mês de maio, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, esteve no Hospital Geral Estadual de Barreirinhas, no Maranhão, ministrando um treinamento em suporte básico de vida para enfermeiros e técnicos de enfermagem do centro cirúrgico. A iniciativa é mais uma das propostas da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, que visa prioritariamente oferecer atualização e reciclagem de conhecimentos àqueles que atuam nos prontos-socorros e salas de emergência de todo o país.



Nos dias 24 e 25 de maio deste ano foi realizada, na cidade de Ceres, interior do Estado de Goiás, mais uma edição do Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM). O curso foi ministrado pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, na Faculdade de Ciências e Educação (FACER) e reuniu 22 participantes.



No dia 12 de abril foi realizada, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, uma nova edição do Curso Prático de Eletrocardiograma na Medicina de Urgência e Emergência(EMURGEM). Ministrado pelo secretário nacional da Abramurgem, Roberto de Moraes Jr, o curso tem como objetivos gerais fornecer subsídios teóricos e práticos para a análise segura do eletrocardiograma nas situações de urgência e emergência. Os quase 160 participantes tiveram oportunidade de desenvolver habilidades na interpretação dos achados de um traçado eletrocardiográfico normal e no caso de arritmias, além de discutir aspectos relevantes das alterações eletrocardiográficas observadas nas síndromes coronarianas agudas, na parada cardiorrespiratória e nas situações ditas especiais, como hipotermia, distúrbios eletrolíticos, tromboembolismo pulmonar, DPOC e marca-passo.



A Abramurgem anuncia novos cursos para 2014, ministrados por profissionais altamente qualificados, permitindo aos participantes discutirem aspectos relevantes das situações clínicas mais observadas no dia a dia dos serviços de urgência e emergência e fornecendo subsídios teórico-práticos para a melhoria da qualidade do atendimento médico ao paciente.

Os interessados em saber mais dos cursos, preencher ficha de interesse no site www.abramurgem.org.br.