Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 52 - Julho de 2014

 

 

 

 

No último dia 06 de agosto, o Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem, defendeu sua dissertação mestrado que buscou traçar um completo  perfil social, demográfico e profissional dos médicos que atuam no SAMU no Brasil. Os dados foram obtidos através de respostas anônimas a um questionário enviado aos núcleos de estudo e pesquisa (NEPs) das centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todas as capitais brasileiras, Distrito Federal e cidades do interior dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Ceará. 

 

Dentre os mais de 900 médicos pesquisados, 56% afirmaram desempenhar dupla função, atendendo em média 8,76 ocorrências a cada 24 horas. A maioria (64,4%) declarou-se satisfeita por trabalhar no SAMU e, dentre os insatisfeitos, a maior queixa é a baixa remuneração (63%), fazendo referência à renda mensal média que varia de 2 a 8 mil reais, com cargas horárias semanais entre 24 e 48h. Também foram observadas deficiências particularmente em urgências pediátricas, psiquiatria, habilidades e procedimentos, e manipulação de equipamentos essenciais para o adequado atendimento às urgências. Apenas 11,8% dos médicos atuam exclusivamente na medicina pré-hospitalar e 27,1% deles estavam há menos de 1 ano no serviço.

 

Confira mais informações sobre a pesquisa no próximo número do Jornal Sala de Emergência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência a ser promovida nos dias 06 e 07 de setembro deste ano no Anfiteatro Mesanino do Hospital de Base de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O curso será ministrado pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, e tem como objetivo promover atualização e treinamento do médico, acadêmico, residente, enfermeiro e fisioterapeuta que atua nos serviços de urgência e emergência, transporte de paciente grave e terapia intensiva. Serão 14 horas de atividades práticas e teóricas certificadas pela Abramurgem.

 

Para saber mais, ligue para (17) 3201-5000-ramal 1608. As vagas são limitadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Abramurgem vem realizando cursos no decorrer deste ano, ministrados por profissionais altamente qualificados, permitindo aos participantes discutirem aspectos relevantes das situações clínicas mais observadas no dia a dia dos serviços de urgência e emergência e fornecendo subsídios teórico-práticos para a melhoria da qualidade do atendimento médico ao paciente.

 

Os interessados em saber mais dos cursos, preencher ficha de interesse no sitewww.abramurgem.org.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontece, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, a 11ª edição do Fórum Internacional de Sepse, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Sepse. Com apoio da Abramurgem, o evento irá receber especialistas da França, Chile e Portugal para debater abordagens, diretrizes e pesquisas envolvendo o tema. De acordo com Flávia Ribeiro Machado, médica intensivista da EPM/Unifesp e vice-presidente do ILAS (Instituto Latino-Americano da Sepse), a Sepse Grave leva a óbito 48,01% dos pacientes incluindo todos os hospitais envolvidos, enquanto que a média mundial gira em torno de 30,8%.

 

Os principais temas abordados durante o evento serão: disfunção cardiovascular, pneumonia associada a ventilação mecânica, controle térmico, tratando disfunção orgânica,  resistência bacteriana no contexto da sepse, o que significa a hiperlactatemia?, albumina: arma útil e custo efetivo, novos alvos terapêuticos, sobrevivendo a sepse, monitorando a sepse, infecção respiratória: a maior vilã, uso de terapias anti-inflamatórias, novos aspectos na fisiopatologia da sepse e gerenciando a atenção ao paciente séptico.

 

Mais informações pelo site www.forumsepse.com.br/2014.